De uma só vez foi apresentado o cartaz deste ano do Extramuralhas, festival que vai decorrer entre os dias 21 e 23 de Agosto em Leiria.
And Also The Trees (na foto) constituem um dos nomes sonantes desta edição. A banda de culto, formada em 1979, toca dois polos importantes da génese do Extramuralhas, tanto pelo seu pós-punk como pela poesia gótica que a tornou uma referência do género. Os britânicos, liderados pelos irmãos Jones, surgem no topo do alinhamento revelado ao lado de Keeley Forsyth, multi-facetada artista que tem em Limbs (2022) e The Hollow (2024), este último já apresentado este ano em Lisboa e Braga, dois pilares inscritos do poder teatral da voz.
O cartaz estende-se à música electro-industrial de Suicide Commando, à folk contemporânea de Matt Elliott, ao rock jazzístico de Bärlin ou ao darkwave e sintetizadores de Lovataraxx, Minuit Machine, NNHMN, SIIE, SYZYGYX ou Then Comes Silence.
Repartido por três dias, o Extramuralhas desdobra-se por cinco espaços diferentes da cidade de Leiria, incluindo o Teatro Miguel Franco, que este ano vai arrancar o evento com o filme Monk In Pieces, sobre Meredith Monk e realizado por Billy Shebar e David Roberts. No foco das atenções vão estar o Teatro José Lúcio da Silva, a Stereogun e o Jardim Luís de Camões, enquanto a Igreja da Misericórdia vai receber Ece Canlı, Fågelle e Sophia Djebel Rose. Os restantes palcos vão ainda receber as actuações de Decline and Fall, Doric, Darkways, La Boum Brute, Pink Opake, So Dead e Tilly Electronics.
Para já desconhecem-se valores dos bilhetes a adquirir para palcos seleccionados. Os concertos no Jardim Luís de Camões, como habitual, são de entrada gratuita.