O regresso do músico francês Yann Tiersen a Portugal vai acontecer no Outono com data dupla: o primeiro concerto será no Coliseu Porto Ageas, a 11 de Novembro, e no dia seguinte no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa.
Em apresentação vai estar o novo álbum Rathlin From a Distance | The Liquid Hour, lançado precisamente hoje, sendo então dois concertos a solo de piano e electrónica. Este novo disco surge no seguimento de várias experiências do artista, que decidiu «redefinir o conceito de digressão e desafiar as normas capitalistas», pode-se ler em comunicado. Fez uma digressão solitária de Inverno pela Europa, indo de Brest a Tallinn sem equipa técnica e apenas com o seu cão, dispensando consumismo turístico, como hotéis, e dormiu em quintais de pessoas.
Fez ainda viagens a bordo do seu veleiro pela Irlanda, Escócia, Ilhas Faroé ou Shetland, de forma a levar a música a «paisagens extraordinárias e cenários intimistas, rejeitando as armadilhas das digressões em grande escala para criar ligações genuínas com as equipas de produção e organizadores locais».
Os bilhetes para os concertos no Porto e Lisboa vão ser colocados à venda este sábado, 5 de Abril, nos locais habituais com o custo a ir dos 30 aos 40 euros.