O Festival do Maio, evento de entrada livre que se diversifica entre géneros e vozes da música de intervenção, regressa ao Parque Urbano do Seixal nos dias 30 e 31 de Maio e já se conhece todo o alinhamento.
O primeiro dedicado ao rock português, com o concerto de Xutos & Pontapés a celebrar os 40 anos do álbum Cerco e ainda inclinação para as novas ofertas nos catálogos de Linda Martini e Mão Morta: os primeiros com os tons de Passa-Montanhas, enquanto os segundos têm um espectáculo alicerçado em Viva La Muerte!, um disco sobre os 50 anos do 25 de Abril e que denuncia a pulsão de morte que domina o ar dos tempos e que há um século esteve também na origem dos fascismos históricos.
A 31 de Maio a música é mais diversa entre afrobeat, música popular brasileira, reggae e hip-hop. Seun Kuti & Egypt 80 (na foto) destaca o filho mais novo do nigeriano Fela Kuti a liderar a sua banda e ao comando do saxofone, regressando a Portugal com os temas de Heavier Yet. Capicua apresentará no Seixal o novo álbum Um Gelado Antes do Fim do Mundo, enquanto Criolo surge no cartaz como uma das figuras mais influentes da cena musical e cultural do Brasil.
O festival tem a curadoria do músico Luís Varatojo e incluirá ainda um conjunto de videopoemas, intitulado O Poema é uma Arma, a ser exibido nos dois dias.