Tinariwen sobem ao palco do LAV em Maio

O regresso de Tinariwen a Portugal vai acontecer no dia 26 de Maio para concerto no LAV em Lisboa.

A banda tuaregue é reconhecida como impulsionadora do blues do deserto, ou assouf que na língua tamasheq significa «saudade de casa», e a sua história remonta até ao final dos anos 70, embora apenas duas décadas mais tarde se tenha vindo a concretizar em discos. Trocadas as AK-47 por guitarras após a rebelião tuaregue em 1990, os Tinariwen assumiram-se como rebeldes do rock’n’roll para vocalizar um povo.

Sem Estado próprio, a identidade tuaregue sobrevive em regiões desérticas da Argélia, Líbia, Mali e Níger. Embora todos os membros de Tinariwen sejam nativos do Mali, foi em Tamanrasset, no sul da Argélia, que a Ibrahim Ag Alhabib recebeu a sua primeira guitarra antes de lhe juntar a voz. Volvidos vários anos, os Tinariwen são hoje recordados pelos vocais rosnados, pela guitarra viciante a roçar o psicadelismo mais quente e pelos ritmos de palmas em vários palcos e festivais do mundo.

Em 2001 lançaram The Radio Tisdas Session, o pontapé de saída da sua ascensão antes de três nomeações para os Grammy Awards, ganhando até em 2012 com Tassili na categoria de Best World Music Album, um disco que conta com as participações de Kyp Malone, Tunde Adebimpe e Nels Cline.

Com essa chegada ao mundo ‘ocidental’, pelo menos em termos culturais, os Tinariwen continuaram a somar discos e participações célebres. Emmaar (2014) juntou a guitarra de Josh Klinghoffer e a voz de Saul Williams; Elwan (2017) uniu Kurt Vile, Alain Johannes e Mark Lanegan; e Admadjar (2019) contou com Warren Ellis, Cass McCombs, Stephen O’Malley e Willie Nelson para além de Noura Mint Seymali.

O disco mais recente é Amatssou, de 2023, que foi impedido de ser gravado no estúdio de Jack White em Nashville devido à pandemia de COVID-19. Foi gravado entre a Mauritânia e a Argélia e, apesar de convidados menos sonantes, pisca o olho ao country rock, ao bluegrass e à folk americana.

Os bilhetes para o concerto, marcado para a Sala 2 do LAV, já se encontram à venda na BOL e locais habituais associados por 28 euros.