O Basqueiral vai celebrar a sua nona edição nos dias 20 e 21 de Junho nos Jardins do Parque e Igreja e Museu de Santa Maria de Lamas e já adiantou 12 dos 14 nomes previstos para este ano.
A organização conjunta da Basqueiro – Associação Cultural e do Museu de Lamas apresenta uma programação fiel à sua génese que atravessa o espectro da música alternativa. O punk noise de Avalanche Kaito (na foto), que no ano passado se evidenciaram com o griot experimental do álbum Talitakum, é um dos destaques tal como o projecto Landrose do compatriota belga David Temprano, baterista dos CERE.
As estreias absolutas em Portugal da banda britânica Mermaid Chunky, mistura de folk medieval e electropunk com a benção de James Murphy que as ‘caçou’ para sua DFA Records, tal como de Famous, não tiram o brilho a outras confirmações da ‘casa’ como o punk de The Parkinsons, o rock de The Legendary Tigerman, a explosão de bbb hairdryer, as canções de Maria Reis e Calcutá em polos sónicos díspares e ainda a colaboração entre o psicadelismo de Black Bombaim com o free jazz de Pedro Alves Sousa.
Ainda confirmados estão o punk deambulante de MONCHMONCH, liderado pelo brasileiro Lucas Monch, e a veterania do alemão Chris Imler com o novo álbum The Internet Will Break My Heart.
A lotação do recinto é limitada e a organização recomenda a compra antecipada do passe geral, numa primeira fase de pré-venda a 25 euros que termina a 10 de Maio. Após essa data, o preço aumenta para 30 euros e fixa-se nos 35 numa fase final. Nos dias do Basqueiral, o parque de campismo de Santa Maria de Lamas terá entrada gratuita para os portadores do passe geral.
O festival terá ainda precedido de um warm-up com data e cartaz ainda por definir no mês de Abril em formato indoor no Museu de Lamas.