A nona edição do Under the Doom vai acontecer nos dias 26 e 27 de Setembro na sala Music Station, em Lisboa, e a organização já deu a conhecer os primeiros nomes para o festival que se tornou uma referência para os fãs de doom, death, gothic e black metal.
Entre as primeiras confirmação constam os britânicos My Dying Bride (na foto), referências maiores do metal mais lento e soturno. Ao todo são já catorze discos de uma longa carreira, com o mais recente A Mortal Binding lançado no ano passado, mas em palco o caso será diferente: o vocalista e letrista da banda, Aaron Stainthorpe, não irá participar na nova digressão após tensões internas no grupo e a necessidade de uma pausa. Reconhecendo que não é uma altura ideal para a banda ficar parada, com disco novo e concertos marcados, as responsabilidades vocais deverão ficar encarregues a Mikko Kotamäki, voz de Swallow the Sun.
Os dinamarqueses Saturnus, também eles no campo do doom death mas mais melódico, transportam para palco o regresso aos discos após The Storm Within, lançado em 2023 e o primeiro trabalho em mais de uma década. O grupo de Copenhaga vai então partilhar o alinhamento com os alemães The Ruins of Beverast, os espanhóis Todomal e os nacionais e veteranos Ethereal.
O cartaz total só será revelado no dia 19 de Abril, no entanto para celebrar o primeiro anúncio foram disponibilizados um lote limitado de 100 passes a valor promocional em exclusivo na Unkind.