Nuno Bernardo

Esta semana: Digressão de MAQUINA. com ERRORR passa por Lisboa e Porto

A terminar mais um extenso ano de concertos por todo o país e pela Europa, o trio MAQUINA. (na foto) passa pelo ‘seu’ Portugal com a digressão conjunta com os alemães ERRORR esta semana.

A digressão arrancou em Hamburgo, na Alemanha, no passado dia 26 de Novembro, e o roteiro inclui concertos na Áustria, Suíça, Itália, França, Espanha e Países Baixos, com dois concertos em Portugal e em dois palcos que os MAQUINA. conhecem bem: o Musicbox, em Lisboa, no dia 12 de Dezembro, e o Hard Club, no Porto, no dia seguinte.

Os MAQUINA. têm estado na estrada a promover o novo álbum PRATA, extensão da body music e do krautrock impulsionado com a estreia DIRTY TRACKS FOR CLUBBING. O Musicbox foi a casa que os viu apresentar o álbum em primeira mão e ainda residência para concertos de reinterpretação dos dois trabalhos com Surma e Tó Trips. Desta vez a passagem pelo Musicbox é feita com a noise pop cativante de ERRORR, banda fundada por Leonard Kaage dos The Underground Youth e que editou a estreia Self Destruct no ano passado. No Musicbox há ainda um terceiro concerto para abrir a noite a cargo de Hun Hun, dupla de electrónica baseada em Bruxelas. Os bilhetes para o Musicbox, à venda na DICE, custam 13 euros.

A digressão passa então na sexta-feira, dia 13, pelo Hard Club no Porto num contexto diferente: a data é inserida no festival Post Punk Strikes Back Again 6, partilhando a noite com DITZ (que actuam no Musicbox em Fevereiro), Raskolnikov e Martial Arts. É a segunda de três noites de festival que arrancou no passado dia 7 com Soviet Soviet, Deep Tan e Rival Clubs e que ainda tem, no dia 14, concertos de Electric Litany, Heartworms, Desperate Journalist, Belgrado, Night In Athens e Library Card. O bilhete diário para o festival encontra-se à venda na BOL pelo valor de 30 euros.

De referir ainda que em Fevereiro há nova digressão de MAQUINA., desta vez nos Países Baixos, Bélgica e Reino Unido.