O SonicBlast volta a dar música à Praia da Duna dos Caldeirões, em Âncora, de 7 a 9 de Agosto, e já são conhecidos os primeiros nomes.
O festival historicamente ligado às sonoridades stoner vai receber um dos mais importantes nomes do género. Os Fu Manchu (na foto) ajudaram a definir a cena de Palm Desert e dos riffs mais quentes do deserto californiano e chegam ao Minho com um novo álbum duplo, The Return of Tomorrow, embora seja o período do virar do milénio que continue a figurar sempre nos seus alinhamentos, com passagens por Godzilla’s/Eatin’ Dust (1999), King of the Road (2000) e California Crossing (2001).
Também da Califórnia e históricos dentro da cena hardcore punk, os Circle Jerks também vão actuar no SonicBlast para recordar o icónico Group Sex, álbum de 1980 que se tornou um pilar do género e um dos registos discográficos mais importantes da década. A formação actual da banda inclui os originais Keith Morris (voz, ligado a Black Flag e OFF!) e Greg Hetson (guitarra, também de Bad Religion), para além do baixista de longa data Zander Schloss e o mais recente baterista Joey Castillo, ex-Queens of the Stone Age e Danzig.
Também no topo do anúncio está o nome dos belgas do post-metal Amenra, nome mais habitual em edições do Amplifest, embora sem novo trabalho desde De Doorn, de 2021. A variedade sónica do festival neste primeiro anúncio estende-se ainda ao rock psicadélico de Earthless, Jjuujjuu e My Sleeping Karma ou à folk da cantautora Emma Ruth Rundle, passando pelo sludge de Dopethrone e pelo industrial de Dame Area.
Também confirmados nesta primeira fornada estão Daevar, Gnome, Patriarchy, Slomosa e Spoon Benders.
Para além dos mencionados três dias, está também previsto o habitual dia de recepção ou warm-up a 6 de Agosto. Os passes gerais para o SonicBlast encontram-se à venda na BOL e locais habituais associados pelo valor de 100 euros.