Os Pixies estão de regresso ao Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 10 de Maio para apresentar o novo álbum The Night The Zombies Came.
O lançamento deste novo álbum, o décimo da sua carreira, está marcado para o dia 25 de Outubro, mas há outros motivos para a icónica banda se celebrar neste corrente 2024: os 35 anos de Doolittle, que os catapultou para o sucesso global, e os 20 desde a sua reunião no festival Coachella, pautando o início de uma segunda vida que dura até hoje. Esse segundo capítulo da carreira já é agora tão prolífico como o primeiro, que nos deu igualmente cinco discos. Dez anos depois dessa reunião, a banda lançou Indie Cindy, prosseguindo a carreira com Head Carrier (2016), Beneath The Eyrie (2019) e Doggerel (2022), este último que motivou o último par de apresentações em Portugal – em 2022 no Vodafone Paredes de Coura e em 2023 no Campo Pequeno, mais uma vez.
Fascinado por temas peculiares como zombies e o misticismo, o vocalista Black Francis explicou que o processo criativo de The Night The Zombies Came se alinha como uma montagem de fragmentos que se unem para formar um «filme musical». A banda trabalhou novamente com o produtor Tom Dalgety, essencial na evolução sonora do grupo desde 2016, para compor treze faixas que exploram temas sombrios e cinematográficos, misturando elementos de folk, punk e sci-fi para se balançar entre o som gótico e o spagetthi western de Morricone. Para além disso, os Pixies surgem agora com nova formação após a saída da baixista Paz Lenchantin, substituída por Emma Richardson (Band of Skulls).
Os bilhetes vão ser colocados à venda no próximo dia 20 de Setembro na rede Ticketline e locais habituais associados, com o preço a ir dos 29 aos 50 euros.