A segunda edição do Luna Fest decorre na Praça da Canção, em Coimbra, de 6 a 8 de Setembro e deram-se a conhecer seis novidades no cartaz.
O cantor, compositor e guitarrista norte-americano Jon Spencer (na foto), ligado a vários projectos de maior sucesso do punk, do rock e do blues como Pussy Galore, Boss Hog, Heavy Trash e o seu Blues Explosion, é nome maior para a edição deste ano. Também dos Estados Unidos, Lene Lovich foi catapultada para o sucesso em 1978 ao som de “Lucky Number” e regressa a Portugal para concerto em Coimbra; já os The Gories, garage punk de Mick Collins, Peg O’Neill e Dan Kroha de Detroit, regressaram aos palcos após dezasseis anos de hiato e lançaram até um álbum novo no ano passado, agora por apresentar ao público português.
No que toca à música nascida já neste século, e até nesta década, o post-punk dos britânicos Deadletter passa também por Coimbra, somando esta data à previamente confirmada no M.Ou.Co., no Porto, a 7 de Setembro. Também de Londres mas com bastantes mais anos de história, os Theatre of Hate trazem consigo uma roupagem nova um ano depois de percorrer várias datas ao lado dos The Mission e dos The Chameleons.
A última novidade é La Élite, regressando ao Luna Fest um ano depois. Na primeira edição do festival foram uma grande surpresa vinda da Catalunha e com novo álbum na forja, já com o single “Plan de Mierda” para escuta, há pretexto para nova visita ao festival.
Estes seis nomes juntam-se aos previamente confirmados norte-americanos Kid Congo and The Pink Monkey Birds, do antigo guitarrista de Cramps, Nick Cave and the Bad Seeds e Gun Club, os britânicos Johnny Throttle ou os mexicanos Carrion Kids, mencionando nomes do palco principal. Já o Palco Lux Interior terá concertos de Belle Chase Hotel, Birds Are Indie, Club Makumba, The Legendary Tigerman, Mão Morta, M’as Foice, Selma Uamusse, So Dead e The Twist Connection.
O passe geral para o Luna Fest encontra-se à venda na BOL e locais habituais associados pelo valor de 77 euros.
Paralelamente à programação do Luna Fest, em forma de aquecimento o festival garante o rock já no final deste mês de Maio ao Jardim da Sereia, um dos espaços mais idílicos de Coimbra, na forma da 1ª edição do Nereida. O evento conta no dia 29 de Maio com as actuações de Mick Harvey & Amanda Acevedo, ao som de Phantasmagoria In Blue, e Tracy Vandal & John Mercy. No dia seguinte é a vez de The Parkinsons e 5ª Punkada. A entrada é livre nos dois dias do Nereida.