Existe um paralelismo entre Lisboa e Braga. A programação da Galeria Zé dos Bois, na capital, e do gnration, a norte, tocam-se em vários pontos nos próximos meses e há vários nomes a destacar.
Lætitia Sadier (na foto), extensão a solo da voz que dá aos Stereolab e à canção francófona da pop avant-garde, vai apresentar o novo disco acabado de editar, Rooting For Love, na ZDB a 1 de Junho e um dia depois no gnration. Já Kara Jackson, com Why Does The Earth Give Us People To Love? editado no ano passado e presente na bagagem, actua primeiro na blackbox de Braga a 15 de Junho e no dia seguinte no aquário da galeria do Bairro Alto.
Antes, Rafael Toral regressa aos trabalhos com Spectral Evolution, editado pela histórica Moikai reanimada por Jim O’Rourke ao fim de vinte anos. A apresentação ao vivo faz-se no dia 3 de Maio no gnration e no dia seguinte no Teatro Ibérico, em Lisboa, pela mão da ZDB. Um par de meses mais tarde, os japoneses goat (jp) – importante distinguir dos suecos, nominalmente e sonicamente – encabeçados por Koshiro Hino dão-se ao som percussivo via Joy In Fear primeiro em Braga, no dia 19, e em Lisboa no dia 21 de Julho.
A título singular, cada uma das agendas das salas têm os seus próprios nomes a sublinhar. No gnration o mês de Abril soma as actuações de Rodrigo Amado, Nabihah Iqbal (que actua também no Musicbox, em Lisboa) e ainda um Open Day gratuito com África Negra, HHY & The Kampala Unit, Goela Hiante ou James Holden, citando apenas alguns. Em Maio a sala de Braga destaca Kode9 e um espectáculo audiovisual de dmstfctn e Evita Manji, mas também o hip-hop além-fronteiras de Shabazz Palaces no dia 22 desse mês, um dia depois de actuarem no B.Leza em Lisboa.
A agenda da Galeria Zé dos Bois para o mês de Abril destaca Black Milk, Domenico Lancelotti, Niecy Blues, Jlin (na ZDB 8 Marvila), ML Buch em noite dividida com Maria Reis & Ondness, Dawuna e até Oren Ambarchi (em concerto na Igreja St. George). Em Maio a ZDB vai receber Ka Baird, Allegra Krieger, Marinho, Meth Math e Drahla, enquanto que em Junho há Laurel Halo com Leila Bourdreuil (na Igreja St. George, uma vez mais) no dia 11 e concerto esgotado de Jeff Rosenstock no dia 17. Já a 4 Julho a ZDB transporta-se para o B.Leza para dar palco a Irreversible Entanglements e no dia 26 de Agosto o aquário recebe o rock de Sheer Mag.
Para bilhetes, o ideal é procurar os perfis da BOL do gnration e da Galeria Zé dos Bois, onde também toda a nova programação surge em primeira mão.