O NOS Alive avançou esta segunda-feira com dois nomes para o Palco NOS no derradeiro dia da edição de 2024, 13 de Julho. Os Pearl Jam regressam a Algés como cabeça-de-cartaz do festival num dia em que The Breeders, a banda das irmãs Kim e Kelley Deal, também actuam.
Passados seis anos, os Pearl Jam voltam a ser atracção principal do cartaz do NOS Alive. Assim o foi em 2007, em 2010 e em 2018, assim será em 2024 com o álbum Gigaton na bagagem, que foi editado em 2020 e não tocado (ainda) nos palcos nacionais. Com onze álbuns ao longo da carreira iniciada em Ten, em 1991, os Pearl Jam são a maior referência viva do grunge de Seattle e um dos nomes maiores do rock.
Originalmente um projecto paralelo de Kim Deal enquanto baixista de Pixies, a banda The Breeders também acabou por marcar a cena do rock alternativo na década de 90 com o lançamento de Last Splash, disco que comemora trinta anos em 2023 e será visado no alinhamento do concerto em Algés.
Pearl Jam e The Breeders juntam-se assim a Sum 41 no programa do Palco NOS no dia 13 de Julho, restando apenas o nome de Khruangbin nos confirmados para o Palco Heineken no mesmo dia.
Para além dos nomes referidos, de 11 a 13 de Julho no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, vão actuar também Dua Lipa, The Smashing Pumpkins, Jessie Ware, Michael Kiwanuka, Benjamin Clementine, Aurora, entre outros.