A artista norte-americana Patti Smith e o seu quarteto darão um concerto em Oeiras no dia 7 de Julho, no âmbito do festival Jardins do Marquês.
Ao longo de várias décadas, Patti Smith tem-se destacado como artista, autora, produtora, escritora ou artista visual. Em 1975 editou Horses, um dos mais icónicos álbuns de estreia da história do rock. Disco esse que cruzou alguma atitude punk com a sensibilidade poética de Bob Dylan ou Leonard Cohen, que lhe viria a catapultar para vários outros sucessos nos anos seguintes, incluindo “Because The Night”, escrito com Bruce Springsteen.
Entre documentários, indicações aos Grammy, introdução ao Rock and Roll Hall of Fame e a distinção no National Book Award com Just Kids em 2010, Patti Smith continua até aos dias de hoje a evidenciar-se pela versatilidade e pela influência em vários polos.
Na formação da banda está o guitarrista e autor Lenny Kaye, com quem a artista e escritora colabora desde a década de 70, o baterista Jay Dee Daugherty, o baixista e teclista Tony Shanahan e o guitarrista Jackson Smith, filho de Patti.
Esta é a primeira confirmação para o Jardins do Marquês, festival que no ano passado contou com nomes como Maria Bethânia, Michael Bolton, Pink Martini, Joss Stone, Liniker ou Sara Correia.
Para além deste concerto, Patti Smith estará em Portugal também em Março como integrante do Soundwalk Collective no Theatro Circo, em Braga, e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Os bilhetes para o concerto de Patti Smith Quartet no Jardins do Marquês custam entre os 35 e os 65 euros, já à venda nos locais habituais.