O Festival Emergente celebra cinco anos e faz a sua festa de aniversário no Musicbox, em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de Dezembro.
Directos aos números, serão três dias com quinze bandas: cinco por dia. Nove bandas serão seleccionadas directamente do Open Call Super Emergente, enquanto outras seis, já reveladas, são convidadas e vencedoras dos prémios Super Emergentes nas edições anteriores do festival: Humana Taranja (na foto), Lana Gasparøtti, Meta_, Falso Nove, Javisol e O Marta.
Depois da primeira edição em 2019 no LAV, na antiga localização em Marvila, de duas edições no Capitólio em 2020 e 2021 e da última edição, em 2022, dividida entre o Musicbox e o B.Leza, o Festival Emergente soma a sua 5ª edição pela primeira vez ao longo de três dias e apenas numa só casa, o Musicbox, para ser o último festival do ano.
De forma a apoiar a novíssima geração da música portuguesa, o Open Call Super Emergentes tem mais e novos prémios, entre eles concerto e entrevista na SBSR.fm, actuação na Gala dos Iberian Festival Awards em Granada, actuação no festival Rodellus em 2024 e a gravação de um master de um álbum ou EP no Estúdio Camaleão.
Este Open Call encontra-se aberto até ao dia 17 de Novembro à meia-noite e as bandas seleccionadas, assim como o line-up definitivo do festival, serão anunciadas no dia 27 de Novembro. O júri do Open Call é constituído por Catarina Valadas (música e coordenadora de comunicação do Festival Emergente), Tatiana Salgado (manager do Estúdio Camaleão), João Araújo (director artístico e programador do festival Rodellus), João Vaz Silva (booker e produtor cultural), Tiago Castro e Catarina Pereira Santos (radialistas da SBSR.fm) e Pedro Azevedo (programador do Musicbox).
Até à meia-noite do dia 19 de Novembro estão à venda por 20 euros os passes gerais early bird para os três dias do Festival Emergente 2023. Depois o passe passará a custar 27,50 e os bilhetes diários serão disponibilizados por 12 euros. À porta só estarão à venda bilhetes diários pelo valor de 15 euros.