Jameson Urban Routes. Eddie Chacon, Dame Area e Lord Apex no regresso ao Musicbox

O Jameson Urban Routes, o primeiro festival indoor organizado por um clube, está de volta quatro anos depois. Presença assídua entre 2007 e 2019 nos sons do Cais do Sodré, em Lisboa, o evento que é uma parceria entre o Musicbox e a marca de whisky Jameson está finalmente de regresso de 2 a 4 de Novembro para seis sessões.

O festival introduziu grandes apresentações em Portugal aos longo dos anos, como Toro y Moi, El Guincho (2010), Glass Animals, Future Islands, Tim Hecker (2014), La Femme (2015) ou Wild Beasts (2016). Na última edição até à data, num 2019 longe de imaginar o interregno pandémico, o Jameson Urban Routes foi palco para Bad Gyal, Kelsey Lu ou Karol Conká, mas podemos recuar a 2008 para lembrar que foi este festival que testemunhou o primeiro concerto de sempre de Orelha Negra. Prova de que o Jameson Urban Routes é um dos principais barómetros de tendências na música moderna e urbana e mantém essa aposta agora no regresso.

Logo à cabeça da primeira sessão de 2023, a partir das 20h30 do dia 2 de Novembro, Eddie Chacon (na foto) destaca-se como lenda do R&B e da soul com um perfil discreto. Trinta anos separado da música, Chacon regressou em 2020 com Pleasure, Joy & Happiness ao lado de John Carroll Kirby, antes de se lançar a um novo trabalho, Sundown, que traz a Lisboa. Na mesma noite a artista multi-disciplinar carioca Ana Frango Elétrico apresenta o seu terceiro álbum, Me chama de gato que eu sou sua, onde explora a percepção e os sentimentos em torno do amor queer. A completar o programa da primeira sessão está o açoriano Romeu Bairos. A noite estende-se à segunda sessão, pelas 00h30, com a estreia nacional do DJ e produtor croata Only Fire, artista que tem carregado a cena techno a um patamar inovador através da sua estética cibernética. Também na segunda sessão, o colectivo Popper DJs composto por Mariño, Lainx e Phaser também promete combinar o universo queer com a efervescência e a efemeridade da pop com o espírito rave.

A 3 de Novembro a primeira sessão tem Lord Apex como destaque. Numa co-curadoria com a Versus, o rapper do oeste londrino estreia-se em Lisboa com o seu mais recente projecto depois de partilhar o palco com Freddie Gibbs, Action Bronson ou The Alchemist. Traz consigo The Good Fight, trabalho que já conta com os dois singles de apresentação “Blessings” e “Smokers Lounge”. Na mesma noite Cíntia, jovem compositora e intérprete de Loures, tem apostado numa nova sonoridade com o seu afro swing, influenciada por Força Suprema, que já eternizou no single “Grana” ou no EP Gyals and Gyals. A dar início à noite está a artista multidisciplinar luso-suíça Marianne. A quarta sessão, ou a segunda dessa noite, conta com o possível futuro da música espanhola via Ralphie Choo, cantor e compositor madrileño que apresenta o seu álbum de estreia SUPERNOVA, anunciado para o dia 15 de Setembro, onde explora o flamenco, a pop e o trap latino. Na mesma sessão cabe ainda Pedro da Linha, DJ e produtor que explora a música portuguesa para a colocar nas pistas de dança, e Bushbby, DJ e artista britânico-colombiana baseada em Londres e que explora os sons e raízes da música latino-americana.

O terceiro e último dia de Jameson Urban Routes, a 4 de Novembro, conta com mais duas sessões. A primeira destaca Conferência Inferno, trio darkwave do Porto, com o seu segundo longa-duração Pós-Esmeralda, a ser lançado em Outubro e que sucede a Ata Saturna, de 2021. Mas há mais batidas dark, com a dupla Dame Area de Silvia Konstance e Viktor L. Cruz, veículo agitador de tribal wave, techno punk e post-punk industrial. Atenção ainda a Azu Tiwaline, produtora musical reconhecida por explorar as suas origens na região do Sahara e El Djerid, no sul da Tunísia. A última sessão fica nas mãos de DJ Babatr, veterano venezuelano pioneiro do raptour house; de DJ Marfox, boss da mistura de kuduro, funaná, samba ou tarraxo na diáspora lusófona entre o house e o techno; e ainda Gracie T, DJ sediada em Sheffield e que integrou o colectivo Daytimers antes de dar a conhecer a herança do sul da Ásia.

A 14ª edição do Jameson Urban Routes já tem o seu cartaz completo e os bilhetes para cada sessão podem ser adquiridos na DICE.