OUT.FEST. Liturgy e Alvin Curran na dúzia de novidades

Há doze novidades para o alinhamento da 19ª edição do OUT.FEST, a acontecer no Barreiro de 4 a 7 de Outubro.

O black metal transcendental nova-iorquino de Liturgy (na foto), originalmente um projecto a solo de Hunt-Hendrix, tem marcada a sua apresentação nacional do novo álbum 93696 na cidade da Margem Sul. Já de Roma chega o lendário Alvin Curran, co-fundador de Musica Elettronica Viva, para apresentar a obra Beams, produção alargada com mais de vinte músicos locais.

Mas há mais vindo de fora: dos recantos do Danúbio, Dali Muru & The Polyphonic Swarm serve para mostrar parte do mistério envolvente entre a música electrónica e a spoken word; de Inglaterra mas com via imaginária nas Caraíbas ou na África Ocidental, chega o Nok Cultural Ensemble, de Edward Wakili-Hick, percussionista de Sons of Kemet; de França atinge-se Nze Nze numa evocação de noise, música industrial e post-punk; do Japão e Inglaterra, com sede em Berlim, a dupla Scotch Rolex & Shackleton apresenta a sua rítmica colaboração; dos Países Baixos garante-se a honra de encerrar o festival com a dança fora-de-horas de DJ Marcelle.

As adições ao contingente nacional completam a dúzia: Carlos ‘Zíngaro’, a solo, actua pela primeira vez no OUT.FEST; Clothilde & João Silva protagonizam uma colaboração inédita e comissariada pelo festival; Joana de Sá, acabada de lançar Lightwaves, mostra porque é uma das grandes novas vozes das músicas inclassificáveis; oportunidade para bater o pé com um dos grandes nomes do clubbing portuense com DJ Lynce; e finalmente Tiago Sousa, pianista a jogar em casa, que estará pela primeira vez ao leme do órgão tricentenário da Igreja de Nª Srª do Rosário.

Estes nomes juntam-se aos previamente confirmados Holy Tongue, Širom, LustSickPuppy, Cucina Povera, Dawuna, Afrorack, Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek, J. Zunz, entre outros.

Os passes globais para o OUT.FEST continuam à venda por 33 euros na BOL e nos locais habituais.