São oito as novidades no cartaz do Semibreve, festival de música electrónica e arte digital a decorrer em Braga entre os dias 26 e 29 de Outubro.
Clarice Jensen (na foto), compositora e violoncelista radicada em Nova Iorque e formada pela Juilliard School debruça-se sobre o improviso e a abordagem exploratória do violoncelo através de loops e cadeias de efeitos abrem caminho para o drone. Será estreia no Semibreve, tal como Loraine James, também conhecida pelo seu alter-ego Whatever The Weather. A produtora britânica apresentará em formato ao vivo o seu mais recente álbum, Gentle Confrontation, o terceiro na referente label Hyperdub.
A compositora Maya Shenfeld, de Jerusalém, e o cineasta português Pedro Maia, ambos radicados em Berlim, vão apresentar em estreia mundial um novo espectáculo audiovisual colaborativo, concluído após um período de residência em Portugal e baseado no novo disco de Shenfeld, Under The Sun. Este espectáculo resulta de uma encomenda artística do próprio Semibreve no âmbito do programa colaborativo Re-Imagine Europe – New Perspectives For Action.
Thomas Ankersmit regressa a Braga, depois de uma actuação memorável na edição de 2014 do festival. O artista holandês celebrará em palco o 50º aniversário do Serge Modular, sintetizador modular analógico originalmente desenvolvido por Serge Tcherepnin. De regresso ao lote de estreias, Beatrice Dillon mostrará o seu amor pela club music do Reino Unido e as influências afro-caribenhas.
Também pela primeira vez no festival estará o artista experimental Nexcyia, norte-americano que trabalha food sounds através de paisagens sonoras imersivas que conectam humores, emoções e lugares através de ruído, síntese granular, texturas e ritmos aplicados às suas field recordings. A jogar em casa, a compositora e artista Inês Malheiro também se estreia no Semibreve com Deusa Náusea, disco editado ano passado pela Lovers & Lollypops. A última novidade em cartaz também é feita em português com o alias de Pedro Santos, DJ Lynce, reconhecido pela sua técnica e versatilidade sobre a sua extensa colecção de discos.
Estes nomes juntam-se aos previamente confirmados Anja Lauvdal, Emeralds, Kali Malone, Kassel Jaeger + Eléonore Huisse, Mumdance, Nkisi e Tujiko Noriko + Joji Koyama. O passe geral para o Semibreve encontra-se à venda na BOL e locais habituais associados por 55 euros.