Enquanto referências do doom metal, é quase inacreditável que nunca tenham tocado em Portugal. Mas já na próxima semana, a 25 e 26 de Maio, no Hard Club (Porto) e no RCA Club (Lisboa) respectivamente, os The Obsessed vão finalmente fazer a sua estreia nacional.
A banda liderada por Scott “Wino” Weinrich traz a antecipação do seu quinto álbum, Gilded Sorrow, a lançar até ao final deste ano. «Pessoalmente, acho que é uma das melhores coisas que já fiz», revelou Wino a propósito do sucessor de Sacred, álbum que já data a 2017.
The Obsessed formaram-se no final da década de 70 no estado norte-americano de Maryland e apostaram numa linha de continuidade impulsionada na mesma década por Black Sabbath, Frank Zappa, The Dictators ou The Stooges.
Wino eventualmente mudou-se para a Califórnia nos anos 80, terminando os The Obsessed para se juntar a Saint Vitus. Após várias mudanças no alinhamento, os The Obsessed renasceram para viver um curto período de sucesso na primeira metade da década de 90. Nova pausa na carreira provocou a formação de Spirit Caravan.
O regresso dos The Obsessed aos palcos deu-se em 2011 no Roadburn Festival com o alinhamento de The Church Within, álbum lançado em 1994, constituído por Wino, Greg Rogers e Guy Pinhas. Depois de mais alguns concertos de reunião em 2012 e 2013, foi preciso esperar até 2016 para que Wino confirmasse o regresso em pleno dos The Obsessed, assinando pela Relapse Records para lançar Sacred, o primeiro álbum do grupo em mais de vinte anos.
Depois de vários anos na estrada, o line-up ficou estabelecido com Brian Constantino na bateria, Chris Angleberger no baixo, Jason Taylor na guitarra e, claro, Scott “Wino” Weinrich na guitarra e na voz, formação que agora chega a Portugal e com Gilded Sorrow na mira.
A abrir os concertos no Porto e em Lisboa vão estar os nacionais Desert Smoke. Os bilhetes encontram-se à venda em toda a rede BOL pelo valor de 15 euros em pré-venda. No próprio dia e à porta a entrada custará 20 euros.