Na próxima semana: The Dandy Warhols em data única no LAV

É já na próxima semana, a 23 de Maio, que o quarteto The Dandy Warhols regressa a Portugal para concerto único no LAV, em Lisboa.

A banda de Portland composta por Peter Holmström, Zia McCabe, Courtney Taylor-Taylor e Brent DeBoer leva já uma longa história pelos campos do rock alternativo e psicadélico. Podia-se recuar até 1995 para lembrar a estreia Dandys Rule OK, mas é no virar do milénio com Thirteen Tales From Urban Bohemia que a banda saltou para a ribalta. A fase de maior sucesso comercial do quarteto prolongou-se ainda a Welcome To The Monkey House, de 2003, somando então, entre esses dois álbuns, singles como “Bohemian Like You”, “We Used To Be Friends”, “Get Off”, “You Were The Last High”, “Plan A” ou “Godless”.

O paralelismo feito com The Brian Jonestown Massacre no documentário Dig!, em 2004, posou a banda no eixo do neo-psicadelismo e do garage numa década em que esta tendência passou pela sombra do indie rock, que ia piscando o olho às rádios.

Depois de Odditorium or Warlords of Mars (2005), a banda lançou a sua label, Beat The World, terminando a ligação com a Capitol Records. Esse facto não terá ajudado a manter a banda à tona, segundo o próprio vocalista e guitarrista Courtney Taylor-Taylor. Na última década lançaram discos como This Machine (2012), Distortland (2016) e Why You So Crazy (2019), três propostas recentes pouco visitadas nos alinhamentos da banda ao vivo.

Thirteen Tales From Urban Bohemia, a julgar pelas setlists dos últimos meses, é o foco principal de uma celebração de carreira com menos focos apontados do que se poderia julgar naquele boom no início dos anos 2000. Em Lisboa não deverá ser diferente, servindo-se a ocasião para recordar e reencontrar fenómenos menos presentes.

Os bilhetes para o concerto no LAV ainda se encontram à venda na Ticketline e locais habituais associados pelo valor de 23 euros.