Com o aproximar do Verão são cada vez mais os festivais a fechar os seus alinhamentos. Desta vez cabe ao leiriense Extramuralhas, que lançou para o dia 26 de Agosto os seus dos últimos nomes.
Os finlandeses Grave Pleasures (na foto) liderados pelo britânico Mat “Kvohst” McNerney somam post-punk com «death rock apocalíptico», nas palavras dos mesmos, desde o seu nome original Beastmilk, que nos deram Climax em 2013. Desde o renascer com Dreamcrash, em 2015, a banda lançou ainda Motherblood em 2017 e vai apresentar no Teatro José Lúcio da Silva, no último dia de Extramuralhas, o novo álbum Plagueboys.
Os GGGOLDDD actuam também no mesmo teatro e no mesmo dia enquanto instituição de rock vanguardista impulsionada por discos como o tríptico Interbellum (2012), No Image (2015) e Optimist (2017), antes de lançarem pela Artoffact Records o aclamado Why Aren’t You Laughing?, em 2019. Anteriormente conhecidos por apenas GOLD, a banda de Roterdão lançou no ano passado This Shame Should Not Be Mine, disco que vagueia pelo pós-rock, a música experimental e o trip-hop, pronto a apresentar em Leiria.
A 12ª edição do festival gótico Extramuralhas acontece nos dias 24, 25 e 26 de Agosto em vários espaços de Leiria e conta no seu cartaz The Young Gods, Clock DVA, Corpus Delicti, Das Ich, DITZ, Lili Refrain, Esplendor Geométrico, entre muitos outros para além dos nomes mencionados acima. Os concertos no Jardim Luís de Camões e na Igreja da Pena são de acesso grátis, sendo pagas apenas as actuações no Teatro José Lúcio da Silva e na Stereogun.