Michael Schmelling

Oneohtrix Point Never no Capitólio em Junho

Após mais de uma década, o norte-americano Daniel Lopatin está de regresso a Portugal enquanto Oneohtrix Point Never, em concerto a 13 de Junho no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, pela mão da Galeria Zé dos Bois.

Essas passagens pelos palcos portuguesas são paralelamente distantes às voltas que a carreira de Lopatin deu. Em 2010 apresentou no Aquário da ZDB a compilação Rifts e o que viria a ser Returnal, com seis meses mais tarde a repetir a dose no barreirense OUT.FEST com o caminho pronto para o aclamado Replica, lançado no ano seguinte. Em 2012 deu-se o regresso com Nate Boyce, no Teatro Maria Matos, para o espectáculo Reliquary House, mas foi a solo que a sua carreira começou a encontrar curvas exponenciais na estética electrónica experimental.

R Plus Seven, Garden of Delete e Age Of, três discos editados entre 2013 e 2018 com o selo da Warp, abriram caminho para as colaborações com ANOHNI ou FKA twigs, enquanto o filme Good Time dos irmãos Safdie teve direito a banda sonora da sua autoria. Poucos adivinhariam que este trajecto o levaria ao Super Bowl, enquanto director musical da actuação de The Weeknd, sequência directa do seu trabalho de produção em After Hours e a antecipar Dawn FM, já depois de assinar nova soundtrack para Uncut Gems.

Magic Oneohtrix Point Never, último disco lançado em Outubro de 2020, somou colaborações com The Weeknd, Arca ou Caroline Polachek, para além da edição especial com Elizabeth Fraser ou Rosalía. Já se prevê o seu sucessor para este 2023, provavelmente a desvendar antes ou por volta da visita de Lopatin a Lisboa.

Os bilhetes para o concerto no Capitólio já se encontram à venda na Blueticket e locais habituais associados pelo valor de 30 euros.