No próximo sábado, dia 11 de Março, os Humana Taranja vão apresentar o seu álbum de estreia Zafira no Village Underground Lisboa. Na agenda está também a sua apresentação no Cave Avenida, em Viana do Castelo, no dia 18.
À cabeça estão os singles “Fado Tropical” e “Destino”, faixas já com alguns anos e que foram abordadas em entrevista de Miguel Rocha para a Rimas e Batidas. Mas agora é a vez da faixa-título passar nas rádios e ter direito ao seu vídeo. Lançado a 13 de Janeiro, Zafira é um conjunto de oito canções gravadas, misturadas e masterizadas no “velho” Estúdio King, no Barreiro, fazendo alusão no Bandcamp à recente renovação e à relocalização desse espaço importante para a dinamização do garage rock e não só.
A espécie de rock hub do Barreiro pós-2000 é praticamente impossível de desassociar da Hey, Pachuco! e do seu extinto Barreiro Rocks. Os Humana Taranja, fundados a partir dessa incubadora de jovens músicos, estão também eles hoje na orientação da associação cultural e de vários eventos que acontecem na cidade da Margem Sul.
O quinteto composto por Guilherme Firmino (voz e guitarra), David Yala (guitarra), Marta Inverno (baixo), Afonso Ferreira (bateria) e Filipa da Silva Pina (teclas) atravessa o rio esta semana para oficializar Zafira na estrada. A primeira parte no próximo sábado é de Bonança e os bilhetes têm o custo de 10 euros na bilheteira online do Village Underground Lisboa, aumentando para os 12 se forem comprados à porta.
No sábado seguinte, dia 18, é a vez do Cave Avenida, em Viana do Castelo, com a entrada a custar 3 euros à porta.