NOS Alive. The Black Keys é a primeira confirmação para a 15ª edição do festival

O NOS Alive celebra a sua 15ª edição de 6 a 8 de Julho de 2023 no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, e deu a conhecer hoje o primeiro nome do cartaz. Os The Black Keys de Dan Auerbach e Patrick Carney actuam no dia inaugural do festival.

Há vinte anos que a dupla norte-americana cruza o blues com o garage, com alguma incursão ao indie e ao alternativo, sem perder o foco no rock. Inicialmente eram apenas guitarra e bateria, com a voz de Auerbach a liderar os rasgos punk dos riffs, e deram-se a conhecer com The Big Come Up, álbum de estreia editado em 2002. Seis anos volvidos e com o lançamento de Attack & Release, a popularidade crescente da banda possibilitou uma maior camada de instrumentais e um ponto de viragem na carreira. Foi com Brothers e El Camino, em 2010 e 2011, que a dupla se propagou à escala global com os singles “Tighten Up”, “Howlin’ For You”, “Next Girl”, “Lonely Boy”, “Gold On The Ceiling” ou “Little Black Submarines”, entre outros.

Após o lançamento de Turn Blue, em 2014, e a sua respectiva digressão de apresentação – por onde passaram por Portugal pela última vez, no NOS Alive desse ano – a banda entrou em hiato. A pausa foi interrompida em 2019 com o single “Lo/Hi”, tema que introduziu o mote para Let’s Rock, álbum lançado nesse ano. Já em 2021 lançaram uma compilação de onze versões de hill country blues, intitulado Delta Kream, a antecipar o regresso às origens com Dropout Boogie, lançado em Maio deste ano. Deste novo álbum destacam-se os singles de avanço, “Wild Child” e “It Ain’t Over”, para além de um tema com Billy F. Gibbons, “Good Love”.

Os bilhetes para o festival encontram-se à venda nos locais habituais, o bilhete diário a valer 74 euros e o passe geral a fixar-se nos 179 euros.