Faz um ano que a Hey, Pachuco – Associação Cultural arrancou com um mini-festival intitulado Chamem os Amigos. Com periodicidade mensal dentro das normas possíveis, o evento recuperou alguma da chama apagada pelo fim do Barreiro Rocks, festival que a mesma promotora organizou durante quase duas décadas.
Em Novembro de 2021, o salão da SDUB Os Franceses, no centro do Barreiro, recebeu os concertos de Thee O.B.’s, Humana Taranja, Apolo 70 e Walter Walter para dar início a um evento recorrente. Quase como se o Barreiro Rocks pudesse ser fragmentado e celebrado em diversas partes ao longo do ano. Mas a Hey, Pachuco não se ficou por aí, aliando-se à nova Sala 6, espaço de concertos e DJ sets adjacente à Escola de Jazz do Barreiro, para uma programação regular.
A relação estreita com a Sala 6 continua, assim como o Chamem os Amigos se tornou um dia central da sua programação mensal desde Fevereiro de 2022, salva a excepção de Agosto (dedicando-se o foco da promotora na agenda do palco secundário das festas da cidade) e Setembro.
A energia dos seus cartazes é descrita através dos seus nomes, pulsando rock, fuzz e irreverência o quanto possível, atentos à força dos nomes locais e da emergência das novidades pelo país fora: Conan Castro & The Moonshine Piñatas, Mike Vhiles e Mercúrio Gordo em Fevereiro; Dirty Coal Train, Algumacena e Los Chapos em Março; Nicotine’s Orchestra, Chinaskee e Sad Puto em Abril; Estranhas Entranhas, Putas Bêbadas e Polivalente em Maio; o inédito Conjunto Pacheco (qual dream team barreirense), Veenho e Gnu em Junho; Bro-X, Hetta e Lebre Cinza em Julho. Setembro foi pontualmente marcado pelo aniversário pachuco, com concerto festivo de Nicotine’s Orchestra na Sala 6, com o regresso do Chamem os Amigos em Outubro, desta vez com Pista, bbb hairdryer e Penumbra.
Esta sequência antecede o primeiro aniversário do fest já este sábado, dia 19 de Novembro, na sua casa de sempre com concertos de Baleia Baleia Baleia, Jepards e Máquina. Rock, punk e atitude certas para soprar a primeira vela, com after na Sala 6 às mãos de Casal Ventoso.
Dezembro é um mês que rapidamente se associa a tantas célebres edições do Barreiro Rocks – originalmente Pachuco Fest – antevendo-se o seu espírito no Chamem os Amigos que poderá acontecer daqui a umas semanas. Afinal de contas o frio combate-se melhor com o espírito quente do rock.