Foram anunciados os nomes finais para a 18ª edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, que decorre entre os dias 5 e 8 de Outubro. O cartaz propõe um total de 30 concertos, 2 conversas com artistas e 1 instalação sonora espalhados por diversos espaços da cidade, configurando-se assim o alinhamento mais extenso da história do festival.
Aos nomes anteriormente anunciados, como a japonesa Phew, os norte-americanos Nicole Mitchell e Prison Religion, o britânico David Toop ou os portugueses Sereias e Luís Fernandes, o OUT.FEST anuncia agora as estreias nacionais da norte-americana Claire Rousay (na foto) ou da colaboração entre o britânico Richard Dawson e os finlandeses Circle, para além do regresso de nomes como RP Boo, Eve Risser e Audrey Chen. O festival promove ainda trabalhos nacionais em estreia absoluta, como a instalação “A Segunda Natureza” da bolseira OUT.RA Rita Santos ou o quarteto George Silver & Gold, expansão do trabalho a solo do barreirense George Silver a convite da organização. Para além destes, as confirmações finais incluem ainda os nomes de Burnt Friedman & João Pais Filipe, Carincur, Dies Lexic, DJ Haram, DJ Narciso, Ece Canlı e Violet.
O OUT.FEST 2022 continua a tradição de utilização de diferentes espaços do Barreiro, com o concerto de abertura Will Guthrie & Ensemble Nist-Nah a merecer destaque, sendo a primeira vez que o festival se estende às históricas e emblemáticas oficinas de reparação de locomotivas da CP. No programa estão ainda incluídas passagens pelo centro comercial Sol-Pôr, Escola de Jazz do Barreiro e a adjacente Sala 6, SIRB “Os Penicheiros”, Biblioteca Municipal, Largo do Mercado 1º de Maio, Gasoline e ainda pela sempre expansiva ADAO. O programa completo pode ser consultado, aqui.
Os últimos passes globais, a preço de 30 euros, e os bilhetes diários (com preços entre os 8 e os 15 euros) podem ser adquiridos através da BOL e locais habituais.