O MIL está de volta ao Cais do Sodré em Setembro

O MIL está de volta nos dias 28, 29 e 30 de Setembro e já deu a conhecer as suas primeiras confirmações. Depois de na última edição se ter sediado apenas no Hub Criativo do Beato, o festival vai dividir-se esse espaço e várias salas do Cais do Sodré, no centro de Lisboa.

O festival com longa tradição na descoberta, promoção, valorização e internacionalização da música popular tem como frase-chave «Descobre enquanto é segredo» sobre a sua programação artística. De um elenco de mais de 50 artistas e bandas, já são conhecidos os primeiros talentos emergentes a desfilar no MIL.

É o caso de Avalanche Kaito (na foto), um encontro belga de um jovem griot de Burkina Faso com dois músicos europeus para unir o noise e o post-punk; Bedouin Burger, uma dupla francesa de ligação hipnotizante entre o Líbano e a Síria numa fusão de sons do ocidente; os portugueses Cassete Pirata com o novo álbum A Semente; os catalães Mainline Magic Orchestra que montam um espectáculo sarcástico e performático sempre em transformação com a influência do som das Ilhas Baleares; e Rosie Alena, cantautora londrina de música enternecedora que já acompanhou Alex Cameron em digressão.

Para além destes nomes, também já estão confirmados a belga Meskerem Mees, a dupla francesa Charlotte Fever, os italianos Jacuzzi Gang, a violoncelista guatemalense Mabe Fratti, os espanhóis Los Yolos e Verde Prato e o lote português As Docinhas, Chica, Evaya, Filipe Karlsson, Iolanda e Kriol. Para além de muitos espectáculos, há ainda duas residências artísticas a anunciar e algumas surpresas na manga.

O programa da Convenção é o espaço de formação, debate, negócio e intercâmbio do MIL, dirigida aos trabalhadores e estudantes do sector cultural e com um foco particular nos profissionais do sector da música. Estão previstas masterclasses, keynotes, debates e workshops, desenvolvendo-se em torno de linhas temáticas relacionadas com a actualidade dos sectores da cultura e da música, tais como políticas culturas, o futuro do sector, acessibilidade, ética, sustentabilidade e economia nocturna.

Os bilhetes para o MIL 2022 já se encontram à venda no site oficial em versão early bird. O passe geral só para o festival custa 25 euros, existindo bilhetes diários (com alinhamento ainda por anunciar) por 15 euros. O bilhete PRO, que dá acesso aos concertos e à convenção e base de dados de profissionais custa 40 euros. Há ainda descontos para estudantes e bilhetes ACESS para pessoas com deficiência que também permitirão acesso a mais um assistente pessoal ou acompanhante.