OUT.FEST. Phew, Prison Religion e Ecko Bazz entre as primeiras confirmações

Depois de um ano em que o OUT.FEST foi divido em dois episódios – em Junho e Outubro – por condição da pandemia de Covid-19, o Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro regressa em 2022 aos seus moldes habituais, apenas em Outubro, com dezenas de concertos em diversos espaços da cidade da Margem Sul. A 18ª edição do festival produzido pela OUT.RA e pela Filho Único acontecerá entre os dias 5 e 8 de Outubro já são conhecidos os primeiros nomes do cartaz.

Phew (na foto), nome assinado pela artista vanguardista japonesa Hiromi Moritani, apresentar-se-á a solo no Barreiro com recurso a voz e electrónica, trazendo consigo o mais recente trabalho In The Waiting Room. O seu percurso artístico remonta ao final dos anos 70, com fortes ligações ao punk (fundadora de Aunt Sally), trabalhando ao longo dos tempos com Ryuichi Sakamoto, Holger Czukay, Jaki Liebezeit, Dieter Moebius, Jim O’Rourke ou Ana da Silva. Também confirmadas no Barreiro estão as presenças da dupla Prison Religion e da flautista e compositora Nicole Mitchell, ambos via Estados Unidos, e ainda do rapper ugandês Ecko Bazz, que surge no cartaz para um espectáculo de colaboração com o italiano Simone Trabucchi, ou simplesmente Still, promovido pela Nyege Nyege Tapes.

Já os Bar Italia, com o selo da label World Music fundada por Dean Blunt, trazem o lo-fi rock letárgico do sul de Londres, estendendo-se as confirmações ao tailandês Pisitakun e à brasileira Dibuk. O OUT.FEST contará ainda com os músicos Luís Fernandes, que se apresentará em nome próprio; Pedro Alves Sousa, que estará com um novo projecto intitulado Má Estrela, com álbum editado já este ano; encontro entre o drone de Cavernancia (de Pedro Roque) e a violinista Maria da Rocha; concerto dos portuenses Sereias; e ainda projectos emergentes como a novidade Usof (ou UNITEDSTATESOF) e Poly Vuduvum, de Diana Policarpo e Marta Ângela.

Os passes gerais para o OUT.FEST já se encontrem à venda na Bilheteira Online e locais habituais associados pelo valor unitário de 30 euros.