Alina Chernohor

Próxima semana: O fenómeno urgente Jinjer em Lisboa

Daqui a uma semana, a 29 de Junho, os ucranianos Jinjer sobem ao palco do LAV – Lisboa Ao Vivo para apresentar o seu mais recente álbum, Wallflowers, editado em 2021.

Em circunstâncias bastante diferentes da sua estreia em Portugal em 2016, no Stairway Club em Cascais, os Jinjer são hoje um dos maiores fenómenos do metal da actualidade. Para lá da sua popularidade, o quarteto vive ainda um período particularmente difícil dada a guerra na Ucrânia, motivada pela declarada invasão russa em Fevereiro deste ano.

Garantida a permissão para viajar para fora do país, a banda tem utilizado as receitas do merchandise para angariar fundos e contribuir para a reconstrução de infraestruturas, como uma escola de música para crianças em Kyiv. A actual digressão de Tatiana Shmayluk (voz), Roman Ibramkhaililov (guitarra), Eugene Abdukhanov (baixo) e Vladislav Ulasevich (bateria) passa por vários dos principais festivais de metal da Europa, como o Hellfest, o Graspop, o Copenhell, o Resurrection, o Tuska ou o Metaldays, fazendo da passagem em Portugal uma ocasião diferente, em que vão ter o seu próprio espectáculo indoor.

Wallflowers será o principal trabalho presente no alinhamento da banda, mas servirá a ocasião também tocar ao vivo temas de King Of Everything (2016) e Macro (2019), álbuns lançados também lançados com o selo da gigante Napalm Records. Para além de Jinjer, o cartaz da noite de 29 de Junho é ainda composto pelos portugueses Okkultist e Sotz’, que irão aquecer o público com o seu death metal.

Depois do concerto em Cascais em 2016 e da arrebatadora passagem pelo Vagos Metal Fest em 2019, a banda iria apresentar o seu novo álbum em Junho de 2021 em Lisboa, concerto esse forçado a adiamento devido a restrições pandémicas.

Os bilhetes adquiridos para a data original mantêm-se válidos. Os restantes encontram-se à venda por 25 euros nas redes BOL, Seetickets e Festicket e locais habituais associados.