O festival transdisciplinar Jardins Efémeros regressa ao centro histórico de Viseu, de 8 a 16 de Julho, com o tema “Incerteza” e com entrada gratuita.
Na área do som deste festival foram anunciadas as primeiras confirmações internacionais. É o caso da artista sonora e compositora Mieko Suzuki (na foto), que traz consigo performances pouco convencionais transformando qualquer espaço num playground de aventuras sonoras. A compatriota japonesa Hatis Noit, vocalista da banda de metal Mutyumu, inspira-se no gagaku e estilos operísticos, cânticos búlgaros e gregorianos, que atravessam os campos da vanguarda e da pop, e apresentará em Viseu o seu novo álbum Aura.
O produtor, compositor e saxofonista norte-americano Sam Gendel, ligado a nomes como Vampire Weekend ou Moses Sumney, e cujo trabalho a solo percorre campos do jazz e do ambiente, também está confirmado para estes Jardins Efémeros. A alemã Antye Greie enquanto AGF, poetisa e escultora de áudios, apresentará o seu trabalho em Viseu, assim como Heather Leigh, conhecida pelas suas cativantes performances ao vivo onde promove vastos alcances inexplorados de guitarra e voz.
No início de Maio a organização do festival lançou três chamadas de artistas, válidas até ao dia 26 de Maio, com vista a seleccionar doze obras nas categorias de som, artes visuais, arquitectura e design. Mais informações disponíveis no site oficial dos Jardins Efémeros.