O festival MUPA – Música na Planície decorre de 22 a 26 de Junho em Beja e já deu a conhecer a sua programação completa, num segundo anúncio de nomes.
Depois de se terem avançado nomes como África Negra, Föllakzoid, Cookie Jane, Lapili ou De Schuurman, o MUPA soma agora mais dez confirmações para um festival multicultural e multidisciplinar na capital de distrito do Baixo Alentejo. Rian Treanor (na foto), assim como Aya, anteriormente conhecida como LOFT e hasteando a bandeira da label Hyperdub, trazem as valências da intersecção do clubbing britânico com a electrónica experimental, seja ela mais abstracta ou mais desconstruída.
Em bom português, Manuel João Vieira da banda de culto Ena Pá 2000 apresenta-se em formato de trio, enquanto o fadista Fernando Jorge actua em Beja juntamente com Ivan Cardoso e Sandro Costa, com espaço ainda para o cante alentejano, representado pelo Grupo Coral Papa Borregos de Alvito.
No que diz respeito à residência artística do MUPA deste ano, Tellurian é um projecto de Carincur com João Pedro Fonseca (Zabra) e o Coro do Carmo de Beja. Durante cinco dias, o corpo e a voz serão ponto de partida para um diálogo entre correntes tradicionais da matéria orgânica e as contemporâneas do mundo digital, com resultado a apresentar a 23 de Junho no Salão da Santa Casa da Misericórdia.
Por fim, ao rol de produtores e DJs encarregues de fechar as noites, juntam-se DJ Firmeza, nome-âncora da batida lisboeta e da Príncipe Discos, Tiago, o DJ residente do Lux Frágil, e ainda os locais DJ Stá e Hang the DJ.
Os passes gerais early bird pelo valor de 15 euros ainda se encontram disponíveis no site do festival e na Bilheteira Online por tempo limitado. Em breve serão disponibilizados passes específicos para o fim-de-semana, assim com a distribuição e horários respectivos de cada dia.