FMM Sines. Omara Portuondo, Ana Tijoux e Hindi Zahra entre as primeiras confirmações

A sensivelmente três meses de celebrar a sua 22ª edição, o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo apresenta os primeiros 20 nomes confirmados para actuar de 22 a 30 de Julho entre Sines e Porto Covo. Será o regresso do festival depois de dois anos de paragem forçada devido à pandemia.

O primeiro nome a destacar é o da cantora Omara Portuondo (na foto), que terá em Sines uma das paragens da digressão mundial de despedida dos palcos. Desde os cabarets da sua Havana natal até aos melhores auditórios do mundo, passando pela passagem pelo projecto Buena Vista Social Club, Omara Portuondo é um símbolo da música cubana e um caso único da longevidade artística, tendo já 91 anos quando actuar no festival. E se Omara representa a história da música cubana do último século, já Daymé Arocena, outra artista de Havana confirmada para o festival, representa a nova geração. A cantora, compositora e directora coral aproxima os ritmos de Cuba do jazz, da soul e da música clássica.

Ainda das Américas está de regresso ao FMM a artista chilena Ana Tijoux. Traz a Sines os seus singles mais recentes, como é o caso de “Antifa Dance”, muito marcado pela crise social que rebentou no Chile em 2019 e com uma sonoridade que atravessa as fronteiras do hip-hop com que se iniciou. Não é, no entanto, a única artista chilena com presença a assinalar no festival. A cantora e acordeonista de Valparaíso Pascuala Ilabaca, acompanhada pela banda Fauna, girará em espectáculo entre os ritmos de festas populares da América Latina e sons mais eclécticos em torno do rock.

O FMM Sines 2022 será também o festival das grandes vozes femininas do Brasil. A primeira é Ava Rocha, cantora, compositora, cineasta, performer, artista visual e sonora, que chega a Sines com um novo álbum à vista depois de um período de pandemia vivido com grande ritmo produtivo. A mineira Bia Ferreira, outra artista multifacetada, classifica a sua arte como MMP (leia-se, Música de Mulher Preta) e liga a sua veia musical às temáticas ligadas ao combate ao racismo e à homofobia. A carioca Letícia Novaes, ou Letrux, é uma artista atenta à defesa dos direitos das mulheres e das minorias. O seu disco Letrux Aos Prantos, lançado a 13 de Maio de 2020, precisamente o dia em que o Brasil parou com a pandemia, já se começou a ouvir ao vivo no seu país e chega em 2022 à Europa. A quarta artista brasileira confirmada é Marina Sena, fenómeno que mistura pop alternativa com a música brasileira como revela o seu álbum de estreia, De Primeira.

Ainda nas Américas mas mais a norte, está confirmada a cantautora do Quebeque Dominique Fils-Aimé, filha de pais imigrantes do Haiti, que tem vindo a explorar a paleta das músicas afroamericanas, entre o blues, o jazz e a soul, em álbuns reconhecidos pela crítica canadiana.

Entre as confirmações de mulheres africanas entra em destaque a marroquina Hindi Zahra. A cantora, compositora e actriz com origens berberes e tuaregues esteve em Sines em 2017 com Fatoumata Diawara, mas regressa agora com o seu próprio espectáculo para mostrar música contemporânea, rica em influências globais mas também com ligações ao seu país. Já Maya Kamaty expande os horizontes do maloya, música da ilha Reunião, departamento francês no Oceano Índico ao largo da África Oriental. Consciencializada do valor das suas raízes crioulas enquanto estudava em Paris, Maya voltou à sua terra para misturar os ritmos do maloya com influências electrónicas.

Da África de língua portuguesa, o FMM recebe a cantautora angolana Aline Frazão, que actuará pela terceira vez no festival. Desta vez apresenta Uma Música Angolana, reencontro com os ritmos “que vão desde a massemba angolana ao batuku cabo-verdiano, passando pelo maracatu e o afoxé do Brasil”. Pongo, nascida em Angola e a viver em Portugal desde os 8 anos, tornou-se conhecida pelas suas colaborações com os Buraka Som Sistema na cena kuduro da “nova” Lisboa. Desde 2018 é, em nome próprio, uma das principais embaixadoras do género a nível internacional, fundindo-o com outros ritmos da dança. Em Sines vai apresentar a evidência em disco, Sakidila.

Também a partir de Portugal, Dulce Pontes estreia-se no FMM Sines na sequência do lançamento de Perfil, disco que também produziu e onde regressa às raízes, movimentando-se entre o fado e a música popular portuguesa com incursões pelo jazz e a música latina. Também estará em Sines uma das grandes vozes da nova geração do fado, Sara Correia, provando que o fado tradicional continua vivo mas que, ao mesmo tempo, se consegue abrir a outras músicas.

A harpista Angélica Salvi, artista espanhola radicada no Porto, dedica-se à improvisação e à música contemporânea e electro-acústica, explorando novos timbres e sonoridades como no álbum Phantone, que editou em 2019. Já o quinteto feminino catalão Maruja Limón pratica o flamenco de fusão com a pop e diversos ritmos latinos, trazendo a Sines o disco Vidas, lançado este ano.

Com formação clássica e inspiração nos compositores minimalistas, a artista francesa Lucie Antunes foca-se nas percussões e escolheu um caminho na pop alternativa onde cria labirintos sonoros com instrumentos como a marimba, o vibrafone, a celesta, o glockenspiel e as ondas Martenot. Para ver em Sines, tal como a jovem parisiense Crystal Murray, uma estrela em ascensão na pop alternativa do seu país, que faz música alinhada com os gostos e as preocupações da sua geração sem perder as ligações às músicas e culturas afro-americanas e latinas.

O lote de 20 confirmações termina em Atenas com Marina Satti, cantora, autora, pianista e actriz com ascendência grega e sudanesa. Marina faz música influenciada por sons gregos, balcânicos e médio-orientais incorporados num contexto contemporâneo e urbano.

A 22ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo é realizada pela Câmara Municipal de Sines de 22 a 30 de Julho de 2022. De 22 a 24 de Julho o festival decorrerá na aldeia de Porto Covo, transitando para a cidade de Sines no dia 25, onde permanece até ao último dia. Em breve serão anunciados novos artistas da programação do festival, assim como informações relativas a bilhetes.