NOS Alive. The Strokes, Modest Mouse e Fontaines D.C. entre as novidades

O NOS Alive regressa apenas em 2022, de 6 a 9 de Julho, mas continua a somar nomes para o Passeio Marítimo de Algés. São cinco as novidades em cartaz, três delas para o mesmo dia – 6 de Julho vai receber o regresso dos The Strokes (na foto) a Portugal, no Palco NOS, e a estreia nacional de Modest Mouse e Fontaines D.C., estes para o Palco Sagres.

Os nova-iorquinos The Strokes constituem um nome grande para o primeiro dia do festival. Vão apresentar pela primeira vez em solo português o mais recente álbum, The New Abnormal, um dos discos de destaque de 2020. Este é o sexto álbum da banda, uma das mais influentes da sua geração, depois de sucessos como Is This It (2001), Room On Fire (2003), First Impressions Of Earth (2006), Angles (2011) e Comedown Machine (2013). Desta sucessão de trabalhos é difícil não mencionar singles como “Last Nite”, “Someday”, “Reptilia”, “Undercover of Darkness” ou “You Only Live Once”.

Por incrível que pareça, os Modest Mouse nunca actuaram em Portugal. São já quase 30 anos de carreira como um dos pilares do indie rock lato, muito graças à influência atingida por trabalhos como The Moon & Antarctica (2000), Good News For People Who Love Bad News (2004) e We Were Dead Before The Ship Even Sank (2007), este último a contar com Johnny Marr na guitarra. A banda de Isaac Brock e Jeremiah Green traz-nos então The Golden Casket (2021) como motivo do primeiro concerto em território nacional. Para além dos norte-americanos, também os irlandeses Fontaines D.C. se preparam para se apresentar ao público português. Depois de Dogrel (2019) e A Hero’s Death (2020), dois dos mais aclamados discos do último par de anos, a banda de Dublin já assumiu estar a trabalhar num terceiro álbum, cujas faixas poderão ser incluídas no alinhamento do concerto do NOS Alive 2022.

Também confirmados para o Palco Sagres estão Glass Animals. A banda britânica de electropop regressa a um festival que já conhece e traz Dreamland (2020) para fazer dançar a 7 de Julho. Já Moses Sumney, no mesmo palco e no dia seguinte, apresenta Græ (2020), um disco duplo ambicioso de art pop vanguardista, influenciado pelo jazz e pela folk.

Para além destas novidades, o NOS Alive 2022 já contava com as confirmações de Metallica, Imagine Dragons, Da Weasel, Faith No More, alt-J, Royal Blood ou St. Vincent, entre outros nomes.