Há um ano criava-se uma extensão do FMM Sines à capital. O Teatro da Trindade tornou-se no palco do Ciclo Mundos, nome dado a essa programação que serve de estafeta às músicas do mundo transferidas para a capital em concertos seleccionados, e regressa em 2017 com o dobro da ambição.
Se há um ano o Ciclo Mundos brilhou com os concertos de Jambinai, Ana Tijoux, Songhoy Blues, DakhaBrakha, Metá Metá, entre outros, este ano o Teatro da Trindade abre as portas à libanesa Yasmine Hamdan (na foto) a 11 de Outubro, à belga Natacha Atlas a 13 de Junho, ao cabo-verdiano Mário Lúcio a 28 de Junho e ao combo constituído pela checa Ivá Bittová e pelo italiano Paolo Angeli a 12 de Dezembro.
Mas as grandes novidades – se estas não parecerem já suficientemente convincentes – surgem em Setembro. Haverá mesmo um festival do Ciclo Mundos a acontecer em Lisboa, no Estádio 1º de Maio no interior do parque desportivo do Inatel, a decorrer num fim-de-semana. Para apresentar esse mesmo festival vai haver uma data de celebração no mesmo espaço, marcada para 30 de Junho, estando já marcados concertos da cabo-verdiana Danae Estrela e das “nossas” Sopa de Pedra. Para o festival em si, em Setembro, ainda não há nomes. Mas hão-de chegar.