O SWR Barroselas Metalfest é já um dos mais antigos festivais dedicados ao som extremo em toda a Europa. São XX edições – 20º aniversário? A matemática é matreira – mas a vila de Barroselas, em Viana do Castelo, prepara-se para uma celebração de peso de 28 a 30 de Abril de 2017.
Entre as primeiras confirmações para o festival estão os noruegueses Mayhem. Icónicos no estabelecimento do true black metal noruguês com De Mysteriis Dom Sathanas, de 1994, e nem a propósito surgem no alinhamento do festival precisamente para o interpretarem na íntegra. Se só isto já não convence uma romaria a Barroselas, as restantes confirmações iniciais poderão ajudar no processo de decisão.
Os belgas Aborted comprometem-se a colmatar a vaga que deixaram no cartaz de 2016 com um cancelamento “à queima roupa” e o doom esotérico dos alemães The Ruins of Beverast também se afirma como um óptimo chamariz. A restante fornada inclui os primeiros headliners de sempre do festival, o death metal dos espanhóis Avulsed; o revival do thrash metal prolonga-se em Lich King; os galegos Nashgul trazem-nos a receita de gore e crust e o thrash metal sueco de Warfect invoca a inspiração germânica no género.
O contigente nacional é liderado pelo nome de Goldenpyre, banda que junta os organizadores do festival e que regressa após um longo hiato para celebrar em casa, mas também há espaço para a destruição da Besta e para os escuteiros de Barroselas, Steelharmonics, dispostos a tocar versões filarmónicas de algumas das bandas mais marcantes da história do heavy metal.
Faltam agora confirmar mais de quarenta bandas que ocuparão os três palcos do SWR Barroselas Metalfest. O famoso X-Mas Pack do festival vai ser colocado à venda em Novembro, com bilhete de três dias, saco, copo e três senhas de bebida pelo preço de 70 euros.