ZDB revela programação para o próximo trimestre

Os primeiros passos para o segundo trimestre do ano são dados com o revelar da programação de algumas salas do país. A Galeria Zé dos Bois, ou ZDB, levantou o véu sobre o que vai acontecer na sala lisboeta nos próximos meses de Abril, Maio e Junho.

Destacamos Kirk Knight, um corpo estranho e algo improvável para começar a leitura de uma lista de concertos que podem causar maior entusiasmo. Kirian Labarrie, nome real, só sopra 21 velas em Abril mas já é uma clara promessa do admirável mundo novo do hiphop do cunho Pro Era, que tem em Joey Bada$$ o seu filho pródigo. Uma pequena pesquisa de imagens num motor de busca devolve-nos o rosto de Knight, assim como algumas fotografias de Kendrick Lamar. A semelhança não é tão óbvia quanto parece sonicamente, mas reencaminha e desperta um ideal musical baseado na classe e elegância de um género muitas vezes tido como marginalizante – a evidência maior é a estreia Late Knight Special. Não nos espanta se for uma next big thing. Actua a 9 de Abril no aquário da ZDB.

Cinco dias depois, a 14 de Abril, dá-se uma extensão do Lisbon Psych Fest, que decorre a 15 e a 16 no Teatro do Bairro. Na ZDB passa o holandês voador Jacco Gardner, autor de Cabinet of Curiosities e Hypnophobia, num encontro com Helena Espvall, violoncelista sueca residente em Portugal. Um concerto conjunto e único. Abril traz-nos também a melomania do sexteto britânico Hey Colossus, demolidores na celebração do riff, no dia 28. De assinalar ainda o concerto de apresentação de A Rose Is A Rose Is A Rose, o novo álbum de Old Jerusalem, a 2 de Abril com a primeira parte de Manuel Dordio; o concerto de lançamento de Ú, o novo trabalho discográfico transgressor de Calhau! com Primeira Dama na primeira parte no dia 8; o regresso de Capicua à ZDB para Lado Esquerdo, faixas do foro emocional e biográfico em jeito aconchegado no dia 21; e ainda a mostra de Terra do Corpo, novo trabalho de MEDEIROS/LUCAS no dia 27 de Abril.

No final de Maio reencontramos dois passageiros da última edição do festival Vodafone Paredes de Coura. White Fence é o projecto rock fulgurante de Tim Presley, ex-colaborador de Ty Segall, toca-e-foge em bandas como The Fall e fundador da Birth Records. O concerto na ZDB é a 29 de Maio, marcando a primeira colaboração da sala com a Beefeater. Dois dias depois Steve Gunn abraça de novo a sua folk a Lisboa e Portugal, que já tão bem conhece desde os seus Cantos de Lisboa com Mike Cooper e presenças consecutivas no Out.Fest no Barreiro. A 5 de Maio há ainda canções de Glenn Jones e Pedro Gomes, no dia 19 há transmutação pop de Geneva Jacuzzi com Jejuno nas honras e dia 26 o rock hippie de Tomorrow Tulips vai conhecer o surf rock de muitos elogios de Mighty Sands.

A 16 de Junho é recebido o R&B vital de D∆WN, de Dawn Richard, senhora de The Red Era e uma das figuras mais notáveis da pop inalcançável por muitos holofotes. E dia 18 de Junho dá-se o regresso dos japoneses Kikagaku Moyo à ZDB, um segredo do sol nascente ainda por descobrir pela maioria do ocidente, desta vez com o novo House In The Tall Grass.

A terminar, ainda há ZDB para desfrutar em Março. Tiago Sousa com Um Piano nas Barricadas no dia 24 e Mundo Endurance de Gabriel Ferrandini no dia 30 fecham em português a agenda do mês.