Maio já diz «presente» e a época dos festivais de verão começa precisamente no final deste mês. Conhece então o ponto de situação dos principais festivais alvo do público português em 2014.
Temos acompanhado as confirmações dos festivais via Facebook (algo que recomendamos fortemente a fazer) e as actualizações dos cartazes nas páginas dos festivais no nosso site têm sido constantes. Clicando no nome do festival à esquerda, pode ser consultada a nossa página relativa ao festival, com actualizações sempre feitas. Portanto, segue o ponto de situação para os festivais que destacamos até à data, por ordem cronológica:
Rock In Rio Lisboa: O cartaz principal do Rock In Rio Lisboa já está fechado, aguardando-se pequenas confirmações para o Palco Vodafone. Do cartaz recomendamos actuações com os gigantes The Rolling Stones, os Queens Of The Stone Age, Arcade Fire, Linkin Park e Gary Clark Jr. no Palco Mundo, dando também destaque a Blood Orange, Wild Beasts e Bombay Bicycle Club no Palco Vodafone.
Optimus Primavera Sound: Junho abre-se em festa primaveril no Parque da Cidade do Porto. O cartaz está fechado há algum tempo e destacamos nomes como The National, Pixies, Neutral Milk Hotel, Mogwai, Slowdive, Godspeed You! Black Emperor, St. Vincent, Slint, Darkside, Warpaint, Cloud Nothings, Glasser, entre muitos outros. O cartaz é infinitamente agradável.
Santa Maria Summer Fest: Um festival em clara ascensão no panorama extremo nacional – Beja torna-se cada vez mais destino de eleição na rota dos festivaleiros mais negros. Depois de uma excelente edição em 2013, esta 5º ano de festival oferece-nos concertos de Extreme Noise Terror, Rompeprop, Filii Nigrantium Infernalium, Switchtense, The Quartet Of Woah!, Trinta & Um e mais uma série de nomes conhecidos da cena portuguesa e não só. Atenção para o festival mais acessível de todos os mencionados neste artigo!
Optimus Alive: O festival do Passeio Marítimo de Algés já é um dos maiores e mais conceituados da Europa musical e os nomes que vão chegando para actuar nos dias 10, 11 e 12 de Julho revelam essa distinção. Dos nomes já confirmados, recomendamos The Black Keys, Arctic Monkeys, Interpol, MGMT, Foster The People e ainda nomes como Temples, Nicolas Jaar, SBTRKT, Au Revoir Simone, Chet Faker, PAUS, The War On Drugs e Daughter. Atenção também para o Clubbing de dia 10 de Julho, que terá a curandoria de Jamie xx. Falta ainda conhecer o cabeça-de-cartaz para o derradeiro dia.
Super Bock Super Rock: Esta é já a 20ª edição do festival que agora se realiza no Meco, estando as confirmações a corresponder à grandiosidade da celebração. De 17 a 19 de Julho irão desfilar nomes como Massive Attack, Eddie Vedder, Kasabian, Foals, Disclosure, Tame Impala, Metronomy, Woodkid, The Kills, Cults, Cat Power, entre muitos outros. Desenha-se um cartaz de luxo!
MEO Marés Vivas: Se o Super Bock Super Rock se realiza na Margem Sul do Tejo, este MEO Marés Vivas acontece exactamente nos mesmos dias, mas na Margem Sul do Douro. Vila Nova de Gaia irá receber The Prodigy, Portishead, Skindred, Modestep, Joss Stone, Skrillex, James, entre outros, sempre a preço convidativo e que promete enchente.
Milhões de Festa: A espera acabou. Já há datas e primeiros nomes para o Milhões de Festa. De 24 a 27 de Julho, Barcelos irá receber High On Fire, Earthless, Chelsea Wolfe, Maston, The Glockenwise, Killimanjaro, entre os primeiros nomes. Atenção que ainda vamos nas primeiras confirmações e o festival nunca se revela pequeno em cartaz. Milhões de piscina, milhões de ansiedade, milhões de tudo um pouco de música. A festa volta a Barcelos.
Festival Vilar de Mouros: Vejam só quem regressou. O dinossauro dos festivais portugueses regressa [finalmente] em 2014 e promete um cartaz constituído por nomes portugueses para começar a aumentar a sua dimensão gradualmente. O regresso será medido com Xutos & Pontapés, José Cid a interpretar “10 Mil Anos Depois Entre Vénus e Marte”, Capitão Fausto, entre outros.
Resurrection Fest: A vizinha Galiza pertence a Portugal quando se dá o Resurrection Fest. O público português toma cada vez mais a sua percentagem de presenças no festival e tal não acontece ao acaso. Pois bem, visto o cartaz… está explicado! Afinal de contas há, só entre os nomes maiores, Megadeth, NOFX, Down, Amon Amarth, Carcass, Testament, Kreator, Gojira, Converge, Sick Of It All, High On Fire, Obituary, Red Fang, Watain, Caliban e Suffocation. Vale a pena espreitar todos os nomes.
MEO Sudoeste: O MEO Sudoeste é um festival que promete Sol e o feeling de férias de verão que muitos procuram. Este ano decorre de 6 a 10 de Agosto e tem no seu cartaz nomes como David Guetta, Alesso, Hardwell, Gentleman, Ellie Goulding, Dimitri Vegas & Like Mike, entre outros espalhados pelo Palco MEO, que já se encontra fechado. Falta conhecer o resto do alinhamento referente a outros palcos.
Vagos Open Air: Pela primeira vez o festival Vagos Open Air realiza-se durante 3 dias – de 8 a 10 de Agosto. O terceiro dia promove a estreia de Gojira em solo português, mas é de mencionar que já haviam sido confirmados Opeth, Kreator, Epica, Annihilator, The Haunted, Behemoth, Sylosis, Soilwork, entre outros, que certamente irão levar muito público da cena pesada à Quinta do Ega.
FUSING Culture Experience: Esta experiência acontece na Figueira da Foz nos dias 14, 15 e 16 de Agosto e está fechado um cartaz patriota, exclusivamente português. Destacamos Dead Combo, PAUS, Noiserv, You Can’t Win Charlie Brown, Capitão Fausto, The Legendary Tigerman, Sensible Soccers, Capicua, etc.
Rock No Sado: Setúbal também já entra nas contas dos festivais, e também apenas com artistas nacionais. A edição de 2014 faz-se com UHF e outros nomes no Palco Arrábida, enquanto que o Palco Sado promete vários nomes que dão que falar no underground português, tais como Hills Have Eyes, Switchtense, The Quartet Of Woah!, Low Torque, Phazer, entre outros.
SonicBlast Moledo: O SonicBlast em 2014 está arrojado. Dois dias, com o mesmo formato/fórmula de sucesso dos anos anteriores, e com um cartaz de luxo para os fãs de doom e stoner. The Atomic Bitchwax, Church Of Misery, My Sleeping Karma, Blues Pills e Black Bombaim lideram o cartaz do evento no Centro Cultural de Moledo.
Vodafone Paredes de Coura: O verde envolvente do rio Taboão volta a receber um dos festivais mais sonantes em Portugal. As confirmações têm sido muitas e certeiras. Destacamos Franz Ferdinand, Beirut, James Blake, Kurt Vile and The Violators, Cage The Elephant, Cut Copy, Thee Oh Sees, CHVRCHES, Thurston Moore, Perfect Pussy, Goat, entre muitos outros.
Entremuralhas: Possivelmente o festival com o seu público alvo mais fiel e sólido, limitado a 737 pessoas por dia devido ao espaço do Castelo de Leiria e pelo ambiente que se deseja num festival desta natureza. Há concertos de Aesthetic Perfection, Holograms, Oniric, Darkwood, The Legendary Pink Dots, entre outros.
Reverence Festival Valada: O «irmão mais novo» do Milhões de Festa dá o seu primeiro passo em 2014, no Cartaxo. O cartaz, pelo menos, é muito convidativo para que o público se entusiasme. Porquê? Hawkwind, Electric Wizard, Graveyard, Mão Morta, Red Fang, Psychic TV, Crippled Black Phoenix, Moon Duo, Ringo Deathstarr, e muitos, muitos outros num total de 2 dias e 3 palcos.
Portugal é pequeno, mas os festivais são muitos e os seus cartazes são grandes. É fazer contas, escolher a dedo e desfrutar dos planos de verão que vos pareça mais agradável.