Beja é Baixo Alentejo e também, a cada ano, destino para paragens metaleiras. O Pax Julia Metal Fest realiza-se em 2014 no dia 15 de Novembro.
Pax Julia, nome originalmente romano para Beja, é conhecida pelo seu cada vez mais emblemático Santa Maria Summer Fest em época pré-balnear, mas também há metal na cidade em período outonal, com concertos na Casa da Cultura.
A liderar o cartel nesta quarta edição estão os polacos Crystal Viper, que irá desbotar o seu heavy metal oriundo de Katowice. Com cinco discos na sua carreira , incluindo o mais recente “Possession”, editado no final de 2013, é prometido um espectáculo digno de registo de uma banda com mais de uma década de estrada.
De Madrid chegam Heid, banda que se rotula de pagan metal, fazendo a ponte entre o black metal e o folk castelhano com raízes celtas. E é também em castelhano que fazem soar a voz no trabalho “Voces de la Tierra Dormida” na sua primeira visita a Portugal.
Os nacionais Martelo Negro, que preparam um novo disco, The Unholy e Deadlyforce constituem também parte do cartaz deste Pax Julia Metal Fest IV, que se realiza então num sábado, 15 de Novembro, na Casa da Cultura de Beja.
O cartaz é fechado com concertos de Lvnae Lvmen e Inquisitor. Os primeiros são a única banda de heavy metal a operar na capital do Baixo Alentejo, fazendo um cruzamento entre o death e o black metal numa ocasião em que vão aproveitar para expor material novo e uma renovada formação. Já os segundos levam o speed/thrash metal da zona do Vale do Tejo, com elementos de Lisboa e da Margem Sul, estando a preparar o seu disco de estreia no culto da sonoridade metaleira dos anos 80.
Aguardam-se informações relacionadas com bilhetes e horários do evento.