Depois de um arrebatador concerto no Optimus Alive do ano passado, o canadiano Danko Jones voltou a terras lusitanas, desta vez para um concerto entre quatro paredes, coisa que já não acontecia há alguns anos e que o próprio pediu aos fãs para, por favor, arranjarem uma desculpa para eles poderem voltar em pouco tempo.
Fizeram-se acompanhar nesta digressão pelos suecos Bombus, que às 21h abriram o palco do Tmn ao Vivo. Faixas como “Biblical” e “Raised By Pigs“, do seu álbum homónimo, foram ecoando pela sala já bastante composta. Cheios de adrenalina, o seu som meio stoner meio sludge, vibrava por toda a sala e contagiava todos os presentes, servindo como um óptimo aquecimento para o show que se seguia.
Bem disposto e divertido como já é habitual, Danko Jones esteve sempre comunicativo com o público, e este, não se fez de modas. Houve até quem tivesse a coragem de lhe roubar o microfone para pedinchar músicas. Brincadeiras à parte, o repertório percorreu a maioria dos singles de todos os álbuns lançados até à data. A começar, “Had Enough” do albúm Below the Belt de 2010, passando pelos seus mais antigos sucessos como “Sugar Chocolate” e “Dance”. Cantadas em plenos pulmões tivemos “Just a Beautiful Day”, música que faz parte do novíssimo álbum Rock and Roll is Black and Blue, lançado em Setembro do ano passado e “Lovercall”, música bem conhecia pelo público devido às suas mensagens subliminares.
Mais uma vez, é de louvar a força e energia inesgotáveis que Danko consegue sempre passar para o público e fazê-lo vibrar ao som do seu rock n’ roll. Mas os créditos não vão apenas para ele, o baixista John Calabrese e o baterista Atom Willard também estiveram à altura com as suas incansáveis prestações.
Quase na recta final houve ainda tempo para uma pequena homenagem a alguns dos seus ídolos, como Ronnie James Dio, Adam Yauch e Jeff Hanneman – guitarrista de Slayer falecido há duas semanas atrás. Até à data, um dos concertos do ano. Ficamos à espera de outra visita, breve!
Had Enough
Play the Blues
Sticky Situation
First Date
Just a Beautiful Day
Dance
Code of the Road
Sugar Chocolate
Full of Regret (Drum Solo Within)
Lovercall
Conceited
Cadillac
I Believed in God
Encore:
I Think Bad Thoughts (Black Sabbath’s Iron Man Intermission)
Legs
Mountain
Fotos e texto: Rute Pascoal