MAMIFFER – Mare Decendrii

Banda: Mamiffer
Álbum: Mare Decendrii
Data de Lançamento: 22 de Março de 2011
Editora: SIGE
Género: Post-Rock
País: Estados Unidos da América

Myspace | Facebook | last.fm

Membros:

Faith Coloccia – Piano
Aaron Turner – Guitarra

 Membros Convidados:

Brian Cook (Russian Circles)
Don McGreevy (Earth)
Aaron Harris (Isis)
Joe Preston (Thrones)
Sera Timms (Black Math Horseman)
Randall Dunn (SunnO)


Alinhamento:
1. As Freedom Rings
2. We Speak In The Dark
3. Blanket Made of Ash
4. Eating Our Bodies
5. Iron Water

Junta-se Aaron Turner (ISIS, OLD MAN GLOOM) a Faith Coloccia e o resultado é um enorme ambiente musical.

Talvez tenha sido este ambiente o que tenha atraído Turner, algo tenso, atmosférico, envolvente. E os seus riffs esticados até ao drone e ao feedback parecem encaixar na perfeição com o piano de Coloccia.

Mas Coloccia não ficou por aqui no que toca a convidados para este Mare Decendrii – contou também com Brian Cook (Russian Circles), Don McGreevy (Earth),  Aaron Harris (ISIS), Joe Preston (THRONES), Sera Timms (BLACK MATH HORSEMAN), Randall Dunn (SUNN O)))).

O álbum é composto por faixas progressivas rompidas pelo piano de Coloccia, que tem um efeito dissonante e que quebra a intensidade criada pelas guitarras no background sonoro. Mais à frente no álbum, notar-se-á ainda uma enorme progressividade que acaba por quase ligar as faixas umas às outras, guardando-se uma pequena surpresa para o final: Um coro de clássicas vozes indígenas que vem aclarear a atmosfera escura que o álbum espalha pelo ouvinte.

Qual a grande perda deste álbum? Temos que estar no espírito certo para o conseguir ouvir e absorver visto que este é um álbum que seria descrito na perfeição como uma tarde de Domingo, escura, chuvosa e melancólica.

Outra particularidade deste registo é a de que uma faixa pode parecer demasiado arrastada e parecer longa demais mas por vezes não nos apercebemos do fim de uma faixa e do início da próxima. É um álbum para ser apreciado como um todo e não por faixas soltas.

Esperemos portanto que este seja uma indicação do que Mamiffer terá para nos oferecer. Mare Decendrii é um álbum complexo, tenso, pesado. Será um óptimo álbum para este Inverno e, dentro do seu género, um dos melhores que terei ouvido até agora.

Deixando uma posterior avaliação aos leitores e ouvintes,
Diogo Oliveira

 Classificação: 90/100