Battle Of Mice – A Day Of Nights (2006)

Banda: Battle Of Mice
Álbum: A Day Of Nights
Data de Lançamento: 23 de Outubro de 2006
Editora: Neurot Records
Género: Sludge/Doom Metal/Post-Rock
País: EUA

MySpace | Site Oficial | last.fm

Membros

Julie Christmas – Voz
Josh Graham – Guitarras, Teclados
Tony Maimone – Baixo
Joel Hamilton – Bateria

Alinhamento
01. The Lamb and The Labrador
02. Bones In The Water
03. Sleep and Dream
04. Salt Bridge
05. Wrapped In Plain
06. At The Base Of Giant’s Throat
07. Cave Of Spleen

O conceito de super-grupo nem sempre tem os melhores resultados. É rara a junção de vários membros de conhecidas bandas que apresente conteúdo musical inovador e refrescante, diferente do que os membros fazem com as suas bandas originais. Os Battle Of Mice, de facto, não foram excepção. Não houve grandes novidades em relação às origens dos seus membros, mas sim na forma como conseguiram fundir ideias tão lineares. O projecto resultou enquanto durou, já que o grupo se separou a 3 de Setembro de 2009. Para rezar a lenda, ficaram dois splits e um álbum. Álbum esse, que merece toda a atenção da Ruído Sonoro.


Deixemos-nos de rodeios. Os Battle Of Mice eram uma entidade forte e bastante coesa, conseguindo tirar proveito especial a dois membros – Julie Christmas e Josh Graham. Julie com fortes argumentos para despejar neste álbum, para contrastar com o trabalho desenvolvido em Made Out Of Babies, e Josh que procurava um lugar ao Sol enquanto compositor, já que tinha atingido o topo da música a nível de criação de visuais, realização de vídeo e desenho de artwork para os Neurosis.  Quando se fala em Battle Of Mice, poucos se lembram das presenças de Joel Hamilton e Tony Maimone, ambos de Book Of Knots, tal foi dado o destaque à dupla Julie e Josh. No entanto, as coisas nem sempre foram boas entre a dupla. O grupo, que se formou em 2005 quando Julie Christmas e Josh Graham se cruzaram em Austin, Texas, enquanto andavam na estrada com as suas bandas, parece ter sofrido da má relação entre os dois. Ao que parece, Julie e Josh estavam bem era de costas voltadas e tiveram o seu pico positivo da relação durante as gravações de A Day Of Nights. E para apimentar a situação, chegaram ao ponto de recusarem tocar no mesmo local.

Um núcleo que mostrou imensas fragilidades, mas que soube aproveitar a sua força enquanto durou. A Day Of Nights está repleto de emoções e expressões fortes. Julie berra, choraminga, murmura como ninguém. Josh usa e abusa do ambiente envolvente, sendo senhor das guitarras e dos efeitos sonoros. A turbulência de alguns temas que choca com o pacifismo de outros dá um toque memorável à sua música e bom exemplo disso é a faixa ‘Sleep and Dream’. Nesse tema, Julie vai murmurando versos com a sua característica voz até rebentar a guitarra de Josh que resulta numa enorme explosão de gritos pela vocalista.  Essas ‘combos’ musicais são valores que somam pontos em relação a outros projectos, já que a inclusão de uma voz feminina no sludge/doom ou pós-metal é praticamente rara. A tirar total partido dessa vantagem, Julie faz incluir umas passagens dramáticas na faixa ‘At The Base Of The Giant’s Throat’ – é destacada uma gravação de uma chamada de emergência num momento pessoal de Julie, em que ela estava a ser brutalmente espancada pelo ex-namorado. A somar a esse dramatismo, está a melodia e beleza da voz de Julie noutras paragens – ‘Wrapped In Plain’ parece ser a balada do álbum, com um refrão bonito e agudo.

Toda a atmosfera do álbum é fundamental para resultar num trabalho marcante. Os Battle Of Mice, enquanto conjunto, souberam-no realizar na perfeição e criaram uma obra-prima do género. Concluo que foi bom enquanto durou. Josh seguiu para o seu actual projecto A Storm Of Light, bem sucedido até ao momento, e Julie continuou a investir em Made Out Of Babies e também nos Spylacopa, outro super-grupo. Para trás, ficou um curto episódio de um génio que teve a sua lâmpada esfregada e que concedeu todos os desejos possíveis para um bom ouvinte do género.

Deixo o resto à vossa guarda,
Nuno Bernardo

Classificação: 89/100