SWITCHTENSE – “10 Unbreakable Years”

Facebook | Website

.

Switchtense 10 YearsSwitchtense, provavelmente a banda de Metal nacional mais respeitada e amada consensualmente pelo público. Parece que foi ontem que começaram: lembro-me de na altura falar com um membro da banda no MSN, super entusiasmado com o seu novo projecto (hoje não faço ideia quem era, infelizmente). Desde então passou um década de Thrash intenso, promoção ao Metal nacional, à amizade e à união manifestada em concertos de pura loucura, como este agora registado no primeiro DVD da banda.

O Concerto

Já era mais do que merecido gravar em vídeo aquilo que é um concerto de Switcthense, e que melhor ocasião para tal que o décimo aniversário da banda, no seu festival, junto dos fãs e amigos que os têm acompanhado nesta jornada de peso? Aqui temos a prova viva, para os que nunca viram a banda, que estes não são apenas mais uns gajos que se limitam a subir ao palco, fazer barulho e mandar uns berros. Para os outros, é um item de coleção, uma memória daquilo que é e, julgo, será sempre um concerto de Switchtense. São eventos únicos, de libertação e espírito de família entre a banda e os presentes. A presença em palco destes senhores e as palavras do Hugo são adrenalina constante! Quanto ao vídeo em si, bem captada a energia e interação do público, boa atmosfera e transições; só é pena não ter sido possível arranjar câmaras com mais definição. Ver este DVD num ecrã de dimensões razoáveis deixa um pouco a desejar. Mas querem melhor? Vão aos concertos! O final deste é a definição do espírito que a banda promove: quantas bandas no mundo se podem dar ao luxo de acabar um concerto com mais fãs em cima do palco do que membros da banda sem quaisquer problemas, com um bolo de aniversário e toda a gente a cantar os parabéns?

O Documentário

Num humilde e descontraído relato do seu percurso ao longo destes dez anos, os Switchtense mostram aqui o porquê do seu sucesso, dando a muitos uma lição de perseverança, espírito de sacrifício e sobretudo de entreajuda entre a família do Metal. Ninguém nasce ensinado e a banda não tem quaisquer problemas em admitir o quão verdes estavam no início e como se faz para crescer e evoluir enquanto banda. Este é um documentário que gostava de aconselhar sobretudo a quem tem um projeto e está agora a começar. Não há manuais para o sucesso, mas se houvesse, seguir os passos dos Switchtense seria uma garantia de, pelos menos, reconhecimento e respeito. Vale a pena ouvir em primeira mão o testemunho orgulhoso deste quinteto.

Switchtense(foto por Pedro Roque)

A Música

Com toda a euforia em volta do décimo aniversário da banda e do lançamento do DVD de estreia, sendo que toda a gente associa imediatamente DVD a vídeo, só vídeo, quase que passa despercebido o facto de termos aqui três temas originais e um regravado. As novas faixas poderiam muito bem fazer parte do segundo álbum da banda, acompanhando o crescendo de maturidade musical dos Switchtense, não sendo “apenas mais três”. Na verdade, considero a música Ghosts Of Past provavelmente a melhor que a banda já escreveu até hoje. Exagero? Talvez, mas é de facto a minha favorita!

Os Videoclips

Outro delicioso extra deste DVD é a coleção completa em alta qualidade dos videoclips da banda, com os vídeos de Into The Words Of Chaos (2010), Unbreakable (2011) e The Right Track (2013). Todos eles são focados na banda, sem qualquer história ou conceito por trás: é Switchtense puro e duro a malhar forte nos instrumentos e voz, um deles com imagens de concertos, o segundo em fundo negro e o terceiro no seu estúdio e com alguns amigos. Lanço aqui o desafio à banda para num próximo vídeo terem uma história a acompanhar a música!

A Família Switchtense

Mais do que se promoverem a si próprios, os Switchtense são um dos grandes motores do Metal nacional. Ajudam outras bandas, promovem concertos, agarram o público de forma marcante e criam uma união entre todos aqueles que entram em contacto com a banda. Pessoalmente não sou o maior fã de Thrash, mas não é preciso sê-lo para amar estes gajos. É a essência do Metal aqui espelhada nesta grande família Switchtense, a essência que hoje em dia se perdeu nalgumas bandas. Aqui está viva, mais viva do que nunca!

// David Matos

[one_half] Switchtense - 10 Unbreakable Years
[/one_half] [one_half_last] País
Portugal
Género
Thrash Metal
Membros
Hugo Andrade – Voz
Nuno Pardal – Guitarra
Neto – Guitarra
Karia – Baixo
Xinês – Bateria
Alinhamento
Concrete Walls | Face Off | Into The Words Of Chaos [Feat. Fuck] | Unbreakable | I Will Stand Stronger [Feat. Congas] | Blood Of Victory | State Of Resignation | The Legacy Of Hate [Feat. Pika] | Let Them Die Alone | Infected Blood | This Is Only The Beginning
[/one_half_last]

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.