Banda: Soen
Álbum: Cognitive
Data de Lançamento: 15 de Fevereiro de 2012
Editora: Spinefarm Records
Género: Progressive Metal
País: Suécia

MySpace | Facebook | last.fm

Membros:

Joel Ekelöf – Voz
Kim Platbarzdis – Guitarra
Steve DiGiorgio – Baixo
Martin Lopez – Bateria


Alinhamento:
01. Fraktal
02. Fraccions
03. Delenda
04. Last Light
05. Oscillation
06. Canvas
07. Ideate
08. Purpose
09. Slithering
10. Savia

Soen já deverá ser um nome familiar a esta altura para quem segue de perto um membro especial que marcou Opeth há alguns anos atrás. Martin Lopez era então o elogiado baterista da famosa banda sueca, tenho deixado a sua marca em álbuns como “Blackwater Park” ou “Deliverance”. Mas este projecto não nos traz apenas esse grande nome – Steve DiGiorgio (Sadus, ex-Death e ex-Testament) é o baixista desta banda.

E como as referências a outras bandas não acabam por aqui, o tom vocal de Joel Ekelöf (Willowtree) lembra logo três das principais influências deste novo projecto: Opeth, Katatonia e… Tool. E o engraçado é que não é apenas a voz que lembra, mas este “Cognitive” cai na boa graça devido à longa espera do novo álbum de Tool. Steve DiGiorgio sempre presente no fundo da música, com um baixo que se faz ouvir bastante, e Kim Platbarzdis com um trabalho de guitarra algo discreto contribuem para a semelhança à referida banda. Mas Martin Lopez contra-argumenta (e bem): «Tool é uma banda, não um género. E não sei porque se discute isto, já que fazemos boa música independentemente do que lembre.» Facto – “Cognitive” é boa música. A forma como conseguem balançar entre a melancolia e a sexyness das faixas com a destruição da bateria de Martin é algo delicioso. A voz de Joel, sempre limpa, encaixa-se muito bem tanto nos ritmos lentos e calmos, como na hora de lançar lenha para a fogueira. O álbum oferece dez faixas muito bonitas, com destaque especial para o single ‘Savia’, que potencia todas as qualidades do quarteto.

“Cognitive” é mais do que uma semelhança a Tool, é a própria vontade em revelar que são capazes de igualmente criar um bom álbum.

// Nuno Bernardo

 Classificação: 82/100

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.