Rammstein vs Autoridades Bielorrussas

Liebe Ist Für Alle Da, o mais recente álbum de originais dos Rammstein, tem dado que falar, gerando polémica e censura um pouco por todo o lado. Desta feita, na Bielorrússia. No passado dia 24 de Fevereiro, as autoridades bielorrussas declaram a banda alemã como uma ameaça ao estado, questionando a realização do concerto agendado na capital Minsk, afirmando que deixar que ele tivesse lugar seria um “erro grave” para o país.

A música dos Rammstein pode “destruir o sistema de estado bielorrusso”, disse o Conselho da Moralidade do país. O Conselho descreveu as músicas da banda como propaganda para “violência, masoquismo, homossexualidade e outras anormalidades” e disse que “permitir um concerto dos Rammstein seria um erro grave.”

O grupo alemão, conhecido pela natureza sexual e violenta das suas letras, tinha um concerto agendado para dia 7 de Março na Minsk Arena. Nikolai Tcherginez, chefe do Conselho da Moralidade do governo, lamentou o facto dos bilhetes para o concerto já terem sido vendidos, mas se o evento tivesse lugar, o programa teria que ser revisto de forma a prevenir “extremismo”.

A Bielorrússia é uma antiga república soviética e tem sido governada desde 1994 pelo presidente Alexander Lukashenko, o qual se afirma ser o “último ditador” da Europa. O Conselho da Moralidade do país, uma agência de censura suportada pelo estado, foi fundado em 2009 e tem sido acusado de suprimir a liberdade de opinião.

Os organizadores do concerto dos Rammstein disseram à agência noticiosa Interfax-West que eles não tinham “qualquer informação acerca dos Rammstein espalharem violência, perversidade, crueldade ou ideologias Nazi no seu concerto em Minsk.”

A história não ficou por aqui e hoje ficou-se a saber que o conselho bielorrusso exige agora uma apresentação do concerto que os Rammstein planeiam dar em Minsk dia 7 de Março. Aqui fica a história tal como noticiada pelo site bielorrusso Naviny.by:

“Os membros do Conselho acreditam que com o seu trabalho, a banda incita abertamente a homossexualidade, masoquismo e outras perversidades, assim como crueldade, violência e linguagem abusiva”, afirmou o referido Conselho na segunda-feira. “Os concertos do grupo contém frequentemente actos ao vivo de copulação, ejaculação e actos de imitação de Nazis.”

“Nós vimos fotografias e observámos vídeos de espectáculos dos Rammstein”, disse numa entrevista à BelaPAN Mikalay Charhinets, secretário do Conselho que chefia a União de Escritores da Bielorrússia. “Eles mostram realmente cenas pornográficas, violentas e cruéis.”

O Conselho quer que os responsáveis que permitiram o espectáculo que vejam a apresentação e “para banir o concerto ou tomar responsabilidade pela propagação de violência, crueldade e ideologias Nazis”, disse Charhinets.

Um organizador do evento disse à BelaPAN que nenhum pedido de apresentação do concerto foi submetido pelo ministro da cultura ou qualquer outra organização.