Não é muito comum, mas é algo propenso a acontecer, tal é o caso desta edição do Fundamentais do Progressivo. o objectivo desta secção não é só promover os grandes álbuns do progressivo, mas também ajudar a promover a excelente qualidade de discos de bandas menos conhecidas. Horizontal Ascension é o caso disso mesmo, tornando-se na primeira banda que consegue tal ‘honra’ nesta nossa secção da RS, no entanto é a primeira de muitas que surgirão doravante.

Horizontal Ascension – 2015 – Horizontal Ascension

Não é de todo um lançamento conhecido, o mesmo se pode aplicar à banda, que para primeiro álbum de estúdio decidiu lançar um disco homónimo. É a marca de um trio que tenciona implementar uma junção das influências de rock progressivo mais clássico, com um rock progressivo mais actual com uma sonoridade mais moderna. O trio alemão promete ter uma carreira de sucesso, pelo menos a nível da crítica, já que em termos de sucesso comercial tenho dúvidas de que possam ter boas notícias, nesse campo.

Lista de faixas para Horizontal Ascension:

01. Transformation
02. Energy Of Life
03. What Do We Do Now
04. Devious Moments
05. The Shadowlands
06. Until The Morning Comes

O álbum surge como um dos grandes porta-bandeiras de um estilo de rock progressivo mais clássico, com muitas inspirações em Genesis, ELP, King Crimson, entre outras, mas o trio tem a preocupação de incluir algo mais moderno, incluindo a complexidade instrumental e o dinamismo do metal progressivo. Os Horizontal Ascension são Michael Hartman, Markus Roth e Achim Weirschem, o trio surge com uma produção magnífica, com uma guitarra altamente predominante e letras de se lhe tirar o chapéu. Para primeiro lançamento, a maturidade é notória, fruto da experiência dos três no mundo do progressivo.

É um álbum a recomendar e com uma qualidade irrepreensível. Horizontal Ascension é um produto do génio de um trio que promete no mundo da música, e que apesar de pouco conhecido, consegue ser um dos melhores discos do ano de 2015.

Leave a Reply

Your email address will not be published.