Desde que em 1982 se estreou com Late Night with David Letterman, na NBC, o apresentador expôs ao mundo uma série de actos musicais que se haveriam de tornar ícones mundiais. Em 1993 assumiu o Late Show da CBS e desde então, até ao dia 20 de Maio deste ano, data da sua retirada, David Letterman fez deste estúdio a sua casa para ver e ouvir alguns dos seus artistas favoritos, velhos e novos, com performances únicas.

Gostaríamos de destacar o seu legado na montra musical que montou com oito performances que tiveram o seu dedo.

Sonny & Cher – “I Got You, Babe”, 1987 

Sonny & Cher deram-se a conhecer ao mundo nos anos 60, divorciaram-se em 1975 e voltaram-se a juntar em 1987 para uma actuação histórica, ainda que com karaoke por parte de Cher, com o aval de David Letterman.

Sonic Youth – “100%”, 1992 

Os Sonic Youth até protagonizaram várias actuações nos seus programas, mas em 1992 deram a mais intensa com “100%”. Thurston Moore, Kim Gordon, Lee Ranaldo e Steve Shelley até deixaram aquele buzz nos ouvidos. É conferir.

The White Stripes – “Fell In Love With A Girl”, 2002 

Com o passar dos anos pareceu fácil ao Dave adivinhar as next big things da música. Os The White Stripes, em 2002, ainda longe da apreciação global, interpretaram “Fell In Love With A Girl” no seu programa.

Beastie Boys – “Ch-Check It out”, 2004 

Os Beastie Boys já gozavam de 25 anos de história quando saltaram do metro e atravessaram Nova Iorque com as suas rimas para entrar no estúdio de Letterman. “Ch-Check It Out” foi o tema escolhido para consumar o assalto.

Arcade Fire – “Rebellion (Lies)”, 2005 

Os canadianos Arcade Fire haviam de se tornar num dos maiores nomes da música nos 00’s. Para o pontapé da saída da sua brilhante carreira foi lançado “Funeral“, em 2004, um dos melhores discos da década, de onde faz parte esta “Rebellion (Lies)”.

Future Islands – “Seasons (Waiting On You)”, 2014 

Na senda de bandas que saltaram para a fama graças à sua aparição na televisão nacional americana – Future Islands. O talento da banda já se conhecia nos seus dois primeiros discos, mas só reconhecido ao terceiro devido à interpretação de “Seasons (Waiting On You)” no Late Show, em 2014, onde Samuel T. Herring mostrou as suas habilidades enquanto frontman.

https://www.youtube.com/watch?v=1Ee4bfu_t3c

The Orwells – “Who Needs You”, 2014 

Tendo em conta o número de músicos e bandas que passaram pelos seus programas desde 1982, tornou-se cada vez mais difícil de ser impressionado. No entanto Letterman parece ter ficado surpreso com a performance de The Orwells, com “Who Needs You”.

https://www.youtube.com/watch?v=SJ9RXe4nn8E

Foo Fighters – “Everlong”, 2015 

Para fechar o programa de Letterman, foi convocada a sua banda favorita – Foo Fighters. Uma despedida cheia de honra, agradecimentos e rock. Uma banda sonora perfeita para recordar os 33 anos de influência e de entretenimento protagonizado pelo agora retirado apresentador. «Obrigado e boa noite», são as suas últimas palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=yrVjOUIoo6Q

Autor: Nuno Bernardo

Leave a Reply

Your email address will not be published.