Milhões de atenção. Tudo é Milhões no próximo fim-de-semana. Mesmo que não vás ao Milhões de Festa, tens de dizer «milhões» em cada frase. Mas também, porque não haverias de ir? O que não faltam são motivos para estar em Barcelos de 24 a 27 de Julho.

Cada vez mais é passagem obrigatória na rota dos festivais portugueses – e, aos poucos, a ganhar o seu reconhecimento europeu – fazendo já do Milhões de Festa uma referência dos certames de média dimensão. Podes conferir todo o cartaz desta sétima edição, aqui.

Quais os motivos deste ano?

Barcelos

Barcelos, apesar de ser um centro de inspiração musico-artística há vários anos, é um local em que poucos nomes conseguem passar. O local tem a sua história e a sua beleza, tem o verde natural do norte do país, tem o rio Cávado mesmo ali e tem um galo como símbolo. E de 24 a 27 de Julho, o Milhões de Festa é outro ponto atractivo. Que tal aliar as duas coisas para uma visita em pleno verão?

Barcelos

Piscina 

É possível sequer recomendar o Milhões de Festa sem mencionar que tem uma piscina no seu interior e um palco à sua beira? O calor pode apertar e os mergulhos hão-de surgir. Compete com os teus amigos pelo melhor salto ao som de The Jack Shits ou Mdou Moctar. Estende a tua toalha perto enquanto os Riding Pânico fazem a banda sonora ao sol da tarde. Música não falta mesmo em clima de férias.

Piscina Fotografia: Paulo Cunha Martins

Curadorias 

O Milhões de Festa 2014 está marcado pelas suas curadorias nacionais e internacionais, efectuadas por Red Bull City Gang, Baba Yaga’s Hut, Monkey Week, Desmonta, Matapadre e SWR. E também há um palco com o selo da Vodafone FM. Isto não só significa a presença de uma maior diversidade e exotismo musical, mas também um sentido mais apurado na ciência da futurologia musical. Sim, podes ver ao vivo no Milhões este ano o que vai estar na berra noutro festival, de grande dimensão, em 2015.

MilhõesFotografia: Miguel Refresco

Earthless

Cabeças de cartaz desta sétima edição do Milhões de Festa. Earthless é mais do que uma banda, é uma instituição stoner dirigida por Isaiah Mitchell, que actua até mais que uma vez neste festival. Este trio instrumental irá apresentar ao vivo a sua fórmula que já nos deu “Sonic Prayer” e, mais recentemente, “From The Ages”, LP que quebrou um hiato discográfico de seis anos. Actuam na Praia Fluvial de Barcelos a 27 de Julho, o último dia do Milhões, aquele que se encontra mais próximo da edição de 2015.

 

High On Fire 

Matt Pike, guitarrista da lenda que são os Sleep, traz a sua «outra banda» a Portugal. Reconhecido como um dos mais monstruosos criadores de riffs do genéro, tem vindo a confirmar as suas credenciais em ritmos mais pujantes em High On Fire, recentemente comprovado no LP “De Vermis Mysteriis”. Não é por acaso que são uma referência para os já gigantes Mastodon e que andaram em tour com os Metallica. Actuam a 26 de Julho.

 

Chelsea Wolfe 

Ah, Chelsea. Quem a viu em estreia em Portugal, no Amplifest 2013, terá certamente ficado iluminado com a sua presença. Agora em ambientes menos pardos e em ambiente mais caloroso, a norte-americana subirá ao Palco Milhões no dia 25 de Julho, para nos debitar “Pain Is Beauty” com a mesma convicção do ano passado. Preparem-se para sentir aquele arrepio na espinha.

 

Boogarins 

Os anos 60 estão na moda, parece. Ainda este mês tivemos em Portugal os britânicos Temples e os australianos Tame Impala a providenciar as máquinas do tempo para aqueles looks loucos do psicadelismo. Os Boogarins vão, porém, fazê-lo no sítio certo e sem grande azo à imagem. Chegam-nos do Brasil, alegres, prontos para o sol português, cantando na nossa língua. Será um dos concertos mais quentes desta edição do Milhões de Festa.

 

The Vicious Five 

A enterrar, em definitivo, a sua carreira, os The Vicious Five preparam para o Milhões de Festa 2014 o seu devido funeral. Será a última actuação desta banda portuguesa, composta por músicos que já testemunhámos em tantos outros projectos pelo país fora. Reúnam-se as tropas e faça-se a marcha fúnebre que estes tipos merecem. É para dar tudo, pois será a última oportunidade.

 

Festão garantido 

Se vais estar lá à descoberta e a fazer a festa como tens direito, o que não te faltam são bandas sonoras para o efeito. O Milhões de Festa oferece uma extensa variedade de actos para o suor e para dançar, com ou sem copos na mão, a qualquer hora do dia. Haverá festão mínimo garantido com Frikstailers, Melt Yourself Down, Baris K, Jagwa Music ou La Flama Blanca.

 

Autor: Nuno Bernardo

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.