Este artigo é bastante especial já que é o 15º Fundamentais do Progressivo, e eu e a Ruído Sonoro fazemos questão de celebrar esta marca fantástica com uma banda lendária e uma das mais marcantes do rock progressivo. Anteriormente, foi publicado um Especial: Genesis em que foi analisada e revista toda a discografia desta banda com mais de 40 anos de carreira. Neste Fundamentais do Progressivo gostaria de apresentar e de analisar mais exaustivamente o que, na minha opinião, é o melhor álbum conceptual alguma vez concebido.

Genesis – 1974 – The Lamb Lies Down On Broadway

The Lamb Lies Down On Broadway é um duplo álbum conceptual que conta a história surreal de Rael, um meio Porto-riquenho que é um delinquente juvenil e que vive em Nova Iorque. Rael é “varrido” para debaixo da terra para enfrentar bizarras criaturas e extraordinários perigos de forma a salvar o seu irmão John. Para além de ser um álbum de extrema qualidade, é simbolicamente muito importante para os fãs mais acérrimos dos clássicos Genesis já que é o último álbum da banda que conta com a presença do lendário Peter Gabriel.

É o mais longo álbum da sua discografia com mais de uma hora e meia de duração, tem 23 faixas e demarcou ainda mais a tendência teatral da banda. Para além de ser um dos álbuns mais bem escritos, criativos e inteligentes de todos os tempos, é também um dos mais teatrais. Os concertos da banda tornaram-se mais dramáticos e aparatosos, especialmente na interpretação de faixas como “In the Cage” ou “The Carpet Crawlers”. Sendo este lançamento de 1974 um álbum conceptual, teve na altura uma enorme importância nos concertos da banda com a interpretação do álbum na integra, na sua tour mundial, por 102 vezes. Mais tarde, algumas faixas foram incluídas nas setlists dos concertos que a banda viria a ter com a faixa “In the Cage” a ser uma das favoritas para os fãs.

Lista de faixas para The Lamb Lies Down on Broadway:
01. The Lamb Lies Down on BroadwayThe Lamb Lies Down On Broadway
02. Fly on a Windshield
03. Broadway Melody of 1974
04. Cuckoo Cocoon
05. In the Cage
06. The Grand Parade of Lifeless Packaging
07. Back in N.Y.C.
08. Hairless Heart
09. Counting Out Time
10. The Carpet Crawlers
11. The Chamber of 32 Doors
12. Lillywhite LilithGenesis - The Lamb Lies Down on Broadway (inside1)
13. The Waiting Room
14. Anyway
15. The Supernatural Anaesthetist
16. The Lamia
17. Silent Sorrow in Empty Boats
18. Colony of Slippermen
19. Ravine
20. The Light Dies Down on Broadway
21. Riding the Scree
22. In the Rapids
23. It

Apesar das muitas dúvidas existentes sobre qual o mais completo álbum do rock, este é sem dúvida alguma um dos mais fortes candidatos. Marcou as carreiras de todos os envolvidos, sendo o mais importante dos Genesis juntamente com A Trick of the Tail (que iniciou o período pós-Peter Gabriel). Surpreendentemente, não conseguiu enormes resultados comerciais aquando do seu lançamento, mas foi algumas vezes remasterizado e conquistou ao longo dos anos uma posição de culto junto dos fãs da banda.

Todo o álbum é uma obra-prima, considerando que conta uma história, todas as faixas são importantes. No entanto, gostaria de destacar as seguintes músicas como primordiais e extraordinárias ao nível instrumental, lírico e exibicional: “The Lamb Lies Down on Broadway”, “In the Cage”,”Back  in N.Y.C.”, “Counting Out Time”, “The Carpet Crawlers”,”The Waiting Room”, “Anyway”, “The Lamia”, “The Colony of Slippermen” e “It”. Também na produção, The Lamb Lies Down on Broadway, se destaca como um dos mais bem produzidos da discografia do grupo britânico, apesar de nunca terem tido más produções, este álbum surpreendeu após uma série de discos razoavelmente bem produzidos. Contando uma história deveras complicada e difícil de entender, foram diversas as interpretações do álbum, tanto por parte dos artistas como fãs. Abaixo segue o álbum na íntegra bem como um livro lançado por Peter Gabriel contando o conceito do duplo disco e uma série de “apontamentos” e interpretações de um dos mais controversos e misteriosos álbuns alguma vez concebidos.

Genesis – The Lamb Lies Down on Broadway (álbum na integra)

The Complete Story by Peter Gabriel

The Annotated Lamb Lies Down on Broadway

// João Braga

Leave a Reply

Your email address will not be published.