BIG|BRAVE, Tashi Wada e FIRE! nos primeiros meses do gnration em 2025

Foram revelados os planos do gnration, em Braga, para os primeiros meses de 2025.

Na agenda está incluída a passagem dos canadianos BIG|BRAVE (na foto) a 5 de Abril, dia em que irão apresentar em palco o seu mais recente álbum A Chaos of Flowers, editado em Abril de 2024. No mesmo mês, dia 12, os FIRE! de Mats Gustafsson, Johan Berthling e Andreas Werliin vão mostrar Testament, trabalho produzido no Electrical Audio em Chicago sob a experiência de Steve Albini. A banda passa ainda pela Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, a 10 de Abril, estando ainda confirmada para o festival açoriano Tremor.

Em Março regressa a Portugal Tashi Wada para apresentar o seu mais recente disco What Is Not Strange?, em formato trio que inclui Julia Holter nos teclados e Corey Fogel na percussão, para concerto no gnration a 1 de Março. Mais tarde, no dia 5, é a vez do lisboeta Teatro do Bairro Alto.

Há mais a destacar no programa do espaço bracarense, como o projecto @c de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela a celebrar 25 anos de carreira com um novo espectáculo com o artista visual Visiophone no dia 11 de Janeiro. No dia 18 cabe a Kara-Lis Coverdale estrear uma série de composições para piano.

O mês de Fevereiro é inaugurado com uma sessão integrada no ciclo radiografia de Francisco Fontes no dia 7. Dois dias depois a coreógrafa e bailarina Vera Mantero une forças com a trompetista Susana Santos Silva para «um projecto de improvisação sobre movimentos, gestos e palavras». Fevereiro será extenso e vai desde a celebração conjunta de Six Organs of Admittance & Norberto Lobo sobre a obra de Carlos Paredes, no dia 14 (um dia antes na Culturgest em Lisboa), até aos GRIOT 3000 do poeta e activista Rodrigo Brandão, no dia 22, que passarão também por Lisboa (no Centro Cultural de Belém no dia 15) e Coimbra (no Salão Brazil no dia 21).

Em Março, para além do já mencionado concerto de Tashi Wada, o gnration vai dar a conhecer o álbum de estreia de Monstro no dia 8, enquanto o contrabaixista Gonçalo Almeida se junta ao percussionista Gustavo Costa e novamente a Susana Santos Silva para apresentar o álbum States of Restraint.

Pelo meio desta agenda do gnration, menção ainda para a primeira exposição de Kim Gordon em Portugal, com o título Object of Projection, que será possível visitar de 18 de Janeiro a 5 de Abril e serve como retrospectiva do trabalho da norte-americana na última década com especial ênfase na sua crescente série de instalações performáticas em vídeo.