Lives Outgrown, o primeiro álbum totalmente a solo de Beth Gibbons, foi lançado este ano e será apresentado em Lisboa no próximo, mais precisamente no dia 16 de Julho no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A voz de Portishead editou Lives Outgrown no passado mês de Maio, disco composto por dez faixas gravadas ao longo de dez anos e com a produção de James Ford, da própria Beth Gibbons e ainda de Lee Harris. Trata-se do seu trabalho mais pessoal até hoje, fruto de um período de profunda reflexão e mudança – «muitas despedidas» nas palavras da própria. Despedidas de familiares, de amigos e até de quem deixou de ser figura mais assídua no seu dia-a-dia. As canções abordam temas como a maternidade, a ansiedade e a menopausa (que Gibbons descreve como uma «auditoria massiva» e uma «enorme ressaca»), assim como, inevitavelmente, a mortalidade.
Este álbum surge mais de vinte anos depois de Out of Season, a meias com Rustin Man, e cinco depois da sua interpretação ao vivo da Symphony of Sorrowful Songs de Henryk Górecki com a Polish National Radio Symphony Orchestra. Já com os Portishead, apenas com três álbuns de estúdio editados, não se tem à vista qualquer sucessor para Third, lançado em 2008.
Os bilhetes para o concerto em Lisboa serão colocados à venda no próximo dia 22 de Novembro na BOL e locais habituais associados, com o valor a ir dos 24 aos 75 euros consoante o lugar escolhido.