A banda mítica banda de punk Dead Kennedys vai regressar a Portugal no próximo mês de Junho para dois concertos: a 24 no LAV, em Lisboa, e no dia seguinte no Hard Club, no Porto.
Formados em 1978 na Califórnia, os Dead Kennedys são facilmente identificados como um dos nomes mais importantes da história do punk. Desde o nome da banda até à sua postura, sempre foram uma fonte de polémica – no primeiro período, até 1986, a banda editou quatro álbuns que definiram um estilo e geraram controvérsia. A discografia aí estagnou, com Fresh Fruit For Rotting Vegetables (1980), Plastic Surgery Disasters (1982), Frankenchrist (1985) e Bedtime For Democracy (1986) a serem os únicos trabalhos de estúdio de longa-duração com a marca de Dead Kennedys. Com o lançamento desse último álbum, a banda separou-se.
O regresso aos palcos deu-se em 2001, mas sem o vocalista original Jello Biafra. A restante formação clássica foi-se mantendo, salvos curtos períodos excepcionais, até 2022, com o guitarrista East Bay Ray, o baixista Klaus Flouride e o baterista D.H. Peligro a atribuir as responsabilidades vocais a Brandon Cruz (até 2003), Jeff Penalty (2003 a 2008) e a Ron “Skip” Greer desde 2008.
Com o falecimento do baterista D.H. Peligro em 2022, a banda encontra-se neste momento a tocar ao vivo com Steve Wilson na bateria, mantendo assim apenas a guitarra e o baixo originais. Em palco a música permanece, embora rodeada de polémica pelas disputas directas com Jello Biafra sobre licenças e uso não-autorizado de músicas em meios de entretenimento.
Os bilhetes para Lisboa e Porto podem ser adquiridos na Clockwork Store pelo valor de 32 euros.